Governo reforça vacinação e testagem para conter a covid

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
A secretária de Saúde, Lucilene Florência, reuniu os gestores das UBSs para anunciar uma reorganização do fluxo dos atendimentos incentivando a busca da população pela imunização | Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

 

Postos estarão abertos no feriadão para estimular a busca pela imunização. Ponto facultativo não atinge servidores da pasta

 

O Distrito Federal terá pontos de vacinação contra covid-19 em funcionamento no feriadão. De quinta-feira (16) até sábado (18), a Secretaria de Saúde vai disponibilizar equipes para reforçar a aplicação das doses. A decisão foi anunciada nesta manhã de quarta-feira (15) pela secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, que convocou os gestores das unidades básicas de saúde (UBSs). O objetivo da pasta é reorganizar o fluxo dos atendimentos incentivando a busca da população pela imunização.

“Vamos mudar um pouco a rotina das unidades para reforçar a vacinação e a testagem. Temos mais de 700 mil testes e cerca de 350 mil doses. A vacina precisa estar no braço e não na geladeira”, reforçou a secretária durante o encontro com mais de 30 servidores das regionais de saúde. “Temos vacina para todos. Todos os tipos de imunizantes estão disponíveis: AstraZeneca, CoronaVac, Janssen e Pfizer. Inclusive quem tomou a Janssen, já pode fazer o reforço com ela também”, completou.

Lucilene disse ainda que para enfrentar o aumento do número de casos é necessário o apoio popular. “Precisamos incentivar a população a prosseguir com o ciclo vacinal, só assim a gente consegue conter o aparecimento de casos mais graves”, destacou. A secretária pediu ainda um estudo detalhado da situação de cada uma das 136 salas de vacinação e solicitou a retomada das tendas de testagens em locais mais isolados.

“Peço um esforço de cada um de vocês para que a gente faça os remanejamentos necessários para não deixar os serviços descobertos. Vamos juntos construir essas soluções. É um momento que precisamos da ajuda de todos para combater essa alta de casos”, disse a gestora da Saúde. Segundo o coordenador da Atenção Primária a Saúde, Fernando Erick Damasceno, outras ações serão tomadas ainda neste mês para contratar mais profissionais capacitados para imunização. “Por meio de cooperação firmada com a Opas, vamos viabilizar pelo menos mais 25 aplicadores para reforçar o atendimento naquelas salas de vacinação com maior demanda”, explicou.

O subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero Martins, destacou que apesar da alta no número de registro de pessoas infectadas pela covid-19, os casos estão mais leves. “As pessoas estão saindo, estão indo a shows, festas, a contaminação está em alta, mas com poucos registros de óbitos. Isso é mais uma prova que a vacina funciona”, afirmou.

Ponto facultativo

Atendendo ao Decreto n° 43.442, de 14 de junho de 2022, todas as unidades de saúde do DF funcionarão normalmente nesta sexta-feira (17). A determinação, segundo o subsecretário de Gestão de Pessoas, Evillásio Ramos, reforça a necessidade de atendimento da população neste momento de alta nos registros de casos de covid-19.

“Em uma semana, a taxa de transmissibilidade aumentou para cerca de 1,8. As pessoas também estão procurando mais os postos para se vacinar e os hospitais regionais – até pela sazonalidade – também precisam de reforços”, afirmou Ramos. “Como a própria secretária Lucilene costuma dizer, agora precisamos de união e compreensão de todos os servidores”, completou.

*Com informações da Secretaria de Saúde do DF

Mais lidas

Casamento bilionário no Beach Park reúne p...
Daniel Vilela coleciona prefeitos como ali...
CPMI confirma presença do ‘Careca do INSS
...