Governo federal encaminha ao Congresso Projeto de Lei para recomposição salarial da PCDF

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
Foto: Divulgação
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

 

Acordo proposto pelo governo prevê reajuste de salários para os policiais civis do DF

 

O governo federal encaminhou ao Congresso Nacional, nesta quarta-feira, 28, o Projeto de Lei (PLN) que autoriza a recomposição salarial das carreiras que integram a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).

 

O dispositivo chega ao Legislativo após os policiais civis do DF ratificarem o acordo proposto pelo governo federal para a concessão do pleito: o reajuste será de 24% para a classe especial e 18% para as demais classes, concedido em duas parcelas, a primeira em julho de 2023 e a segunda em janeiro de 2024.

 

No Congresso, o PLN passará por duas etapas antes do reajuste chegar às mãos do presidente da República para a sanção.

  • O primeiro passo é a aprovação do PLN pela Comissão Mista de Orçamento (CMO);
  • Com a aprovação pela CMO, o dispositivo segue ao Plenário para que deputados e senadores aprovem a matéria.

Ainda não há agenda prevista para essas duas sessões, mas deverão ocorrer em breve, uma vez que a primeira parcela do reajuste está prevista para o próximo mês. Assim que o PLN tiver aprovação pelo Legislativo, o dispositivo será despachado ao presidente Lula para sanção e edição da Medida Provisória (MP).

 

O presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF), Enoque Venâncio de Freitas, esclarece que a autorização do presidente Lula é um passo essencial para a concessão do pleito. O sindicalista destaca que esse avanço é resultado da mobilização da categoria junto à articulação política dos parlamentares do DF, que se uniram à luta do sindicato para retomar a valorização dos policiais civis.

 

“Agradecemos ao presidente Lula por reconhecer a importância do trabalho desenvolvido pelos policiais civis do DF, que garantem não só a segurança dos cidadãos de Brasília, mas de todo o Brasil. Esse é mais um passo essencial em direção à retomada da nossa dignidade”, ressaltou Enoque.

 

O Sinpol-DF informa à categoria que permanecerá atuante para que o processo de aprovação do PLN no Congresso seja célere. A entidade conta com o apoio dos parlamentares do DF, que também estão mobilizados na luta pela valorização da categoria.

 

Mais lidas

Flamengo renova com Filipe Luís até 2027
Sancionada lei que obriga apps de transpor...
Mais de 150 mil segurados do INSS receberã...
...