Global Voices 2025 fortalece empresários e inovação

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

 

Global Voices 2025 reúne vencedores do Nobel e fortalece networking empresarial

 

O Global Voices 2025, promovido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), reuniu na última sexta-feira (17/10/2025) empresários de destaque do comércio, serviços e turismo para um dia de debates sobre competitividade, inovação, sustentabilidade e desenvolvimento humano. Entre os palestrantes, estiveram dois renomados economistas vencedores do Prêmio Nobel de Economia: o norte-americano Paul Romer e o britânico James Robinson.

A comitiva do Distrito Federal foi liderada pelo presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, que convidou sete representantes de empresas brasilienses integrantes do Sistema Sesc Senac, responsáveis pela geração de mais de 25 mil empregos no DF e em outros estados. Participaram Matheus Falcão Lacerda (G4F Soluções Corporativas Ltda), Janete Vaz (Laboratório Sabin de Análises Clínicas S.A.), Bruno de Carvalho Araújo (Fóton Informática S.A.), Fábio de Carva (Brasil 5G Comércio, Serviços e Intermediação Ltda) e Sérgio Luiz Pompeu S. (Jomaga Participações Ltda). A comitiva contou ainda com a presença de Caetana Franarin, chefe de gabinete da Fecomércio-DF, e de Vítor Corrêa, diretor regional do Senac-DF, que devem se reunir futuramente com os empresários para tratar de demandas estratégicas do setor.

O evento ofereceu também oportunidades de networking com representantes de todo o Brasil, além de palestras sobre macroeconomia e conjuntura política, com temas como juros elevados, reforma administrativa e medidas para fortalecer a competitividade do país.

Reflexão e fortalecimento do setor produtivo

Em seu discurso de abertura, o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, ressaltou a relevância do encontro como espaço de reflexão e ação para o fortalecimento da economia real. “Vivemos um tempo de grandes incertezas, marcado por tensões geopolíticas, transformações tecnológicas e desafios internos como o alto custo do crédito. Precisamos reafirmar o papel do Sistema CNC-Sesc-Senac em defesa do comércio, dos serviços e do turismo”, destacou.

Para José Aparecido Freire, é essencial avançar em reformas estruturantes e na redução gradual dos juros para estimular investimentos, gerar empregos e fortalecer empresas. “Precisamos avançar nas reformas tributária e administrativa para tornar o Estado mais eficiente e criar condições favoráveis ao crescimento econômico”, afirmou.

Premiados pelo Nobel destacam potencial do Brasil

O Nobel de 2018, Paul Michael Romer, apontou que o Brasil tem potencial para se tornar uma potência em inovação aberta, ciência e regulação tecnológica, desde que fortaleça suas instituições e combata monopólios digitais. “Vocês têm talento, diversidade e tradição científica que podem inspirar o mundo. Mas precisam de um governo capaz de dizer ‘não’ quando os riscos são altos”, alertou.

Já o Nobel de 2024, James Robinson, destacou que o subdesenvolvimento na América Latina decorre de instituições frágeis e pouco inclusivas. Ele defendeu políticas antimonopólio e citou exemplos históricos dos Estados Unidos, como Microsoft e Standard Oil, para ilustrar como a regulação pode incentivar a concorrência e alinhar os incentivos individuais aos da sociedade.

Empresários reforçam aprendizado e networking

Matheus Lacerda, diretor comercial da G4F Soluções Corporativas, elogiou o evento. “Fico muito feliz pelo convite da Fecomércio-DF. Espero participar de mais encontros como este, que trazem um norte para decisões estratégicas da empresa”, afirmou.

A empresária Janete Vaz, do Grupo Sabin, destacou a importância do debate em meio a um cenário de tensão geopolítica e elogiou o engajamento da CNC. “A Fecomércio-DF valoriza os empresários de Brasília e promove oportunidades únicas de análise das perspectivas macroeconômicas que se aproximam”, disse.

A cerimônia de abertura ainda contou com pronunciamentos do ex-presidente Michel Temer, do secretário especial de Projetos Estratégicos do Governo de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, do secretário municipal Rui Alves e de diversas autoridades nacionais e internacionais.

Mais lidas

Michelle celebra 15 anos de Laura e lament...
Global Voices 2025 fortalece empresários e...
CBMDF aproxima bombeiros da comunidade no ...
...