Reforços, manutenção de Jorge Jesus e planos ousados pra 2020.
Após a derrota na prorrogação por 1 a 0 para o Liverpool, da Inglaterra, na final do Mundial de Clubes, o discurso no Flamengo foi de orgulho por ter sido o segundo melhor time do mundo em 2019. Porém, com gostinho de “quero mais” e o desejo de voltar ao Catar no ano que vem. Mas o que esperar do Rubro-Negro em 2020? Buscando a hegemonia sul-americana, o clube colocará à prova o seu novo “patamar”.
Jogadores valorizados
Após viver a sua melhor temporada desde 1981, o Flamengo terminou o ano com jogadores valorizados, como Bruno Henrique, Gerson e Rodrigo Caio. Mas a diretoria aposta em salários altos e contratos longos para não sofrer desmanche e conseguir manter a espinha dorsal vencedora. Depois de Everton Ribeiro assinar sua renovação, Diego Alves e Arão devem ser os próximos a ampliarem os vínculos.
Quem deve sair são alguns reservas e garotos recém-promovidos da base. Em fim de contrato, Rhodolfo, não foi procurado para renovar, enquanto Rodinei negocia com o Internacional. Contratado do Bangu, João Lucas deve ser emprestado, assim como outros jovens do plantel como Rafael Santos, Dantas, Hugo Moura, Pepê e Vitor Gabriel.
Jesus e Gabigol
Do time titular, a única permanência ainda incerta é a de Gabigol. O artilheiro do Brasil em 2019 com 43 gols está emprestado pela Inter de Milão só até o fim do mês, mas o Flamengo já tem um acordo com os italianos para comprar 80% dos direitos econômicos do atacante por 16 milhões de euros. Falta o jogador, que estava esperando o fim do Mundial de clubes, aceitar a proposta rubro-negra.
Outra definição a ser feita é com Jorge Jesus. O contrato do técnico vai até maio, mas existe uma cláusula que permite encerrá-lo no final do ano. A diretoria quer ampliar o vínculo no mínimo até o fim da próxima temporada. A tendência é de permanência, embora ele não esconda o sonho dirigir uma equipe na Europa que lhe dê a chance de brigar por grandes títulos. Até agora, a oportunidade não apareceu.
Banco reforçado
Embora ainda precise pagar em 2020 parcelas de contratações, o Flamengo seguirá forte no mercado. A previsão orçamentária é de R$ 138 milhões para compras. O atacante Pedro Rocha e o zagueiro Gustavo Henrique são os primeiros nomes acertados, apesar de ainda não terem sido anunciados. A diretoria ainda busca um centroavante, pedido antigo de Jesus, e peças pontuais para suprir possíveis saídas.
Calendário 2020
O calendário de 2020 reserva dois novos torneios para o Flamengo disputar: a Supercopa do Brasil contra o Athletico-PR – disputa em jogo único entre os atuais campeões do Brasileiro e da Copa do Brasil –; e a Recopa Sul-Americana diante do Independiente del Valle, do Equador – decisão em ida e volta entre os atuais vencedores da Libertadores e da Copa Sul-Americana. As datas ainda serão definidas.
Além disso, o Flamengo terá pelo menos mais quatro competições, três delas onde defenderá o título: Campeonato Carioca, Brasileiro e Libertadores. Incluindo ainda a Copa do Brasil, o Rubro-Negro já tem seis competições agendadas no calendário de 2020, podendo chegar a sete caso volte ao Mundial de Clubes no Catar em dezembro do ano que vem.
Ir para o conteúdo






