Farmácia Popular: 41 produtos já podem ser retirados sem custo

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

Com a ampliação da lista de gratuidade, fraldas geriátricas passam a ser fornecidas de graça para o público elegível

Por Simone Salles

Agora, todos os itens oferecidos pelo Programa Farmácia Popular passam a ser distribuídos gratuitamente em estabelecimentos credenciados. A iniciativa deve beneficiar imediatamente mais de um milhão de brasileiros que antes precisavam pagar uma parcela do valor dos medicamentos e insumos.

Ampliação do Programa

Com a nova medida, produtos essenciais como fraldas geriátricas passam a ser fornecidos sem custo para pessoas com 60 anos ou mais e indivíduos com mobilidade reduzida. Além disso, a dapagliflozina, medicamento utilizado no tratamento do diabetes associado à doença cardiovascular, também entra na lista de gratuidade.

Em julho de 2024, o Ministério da Saúde já havia ampliado a gratuidade para 95% dos itens do programa, incluindo medicamentos para colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite. Com a nova expansão, todos os 41 produtos oferecidos pelo Farmácia Popular estão disponíveis sem custo para a população elegível.

O programa foi criado para ampliar o acesso a medicamentos essenciais, atendendo a 12 condições de saúde, incluindo hipertensão, diabetes, asma, osteoporose, dislipidemia, rinite, doença de Parkinson, glaucoma e anticoncepção. Também contempla fraldas geriátricas para pessoas com incontinência e absorventes para beneficiárias do Programa Dignidade Menstrual.

Expansão do Atendimento

Para garantir que mais pessoas tenham acesso aos medicamentos, o Ministério também anunciou a abertura de novas vagas de credenciamento para farmácias privadas em municípios ainda não atendidos pelo programa. Desde 2023, o cadastro de drogarias foi retomado após oito anos sem expansão. Hoje, o programa já cobre 86% dos municípios brasileiros, alcançando cerca de 97% da população através de mais de 31 mil farmácias credenciadas.

Como Retirar os Medicamentos

Os interessados devem se dirigir a uma farmácia credenciada com um documento de identificação com foto e CPF, além de apresentar uma receita médica válida. Para pacientes acamados ou impossibilitados de se locomover, um representante legal pode fazer a retirada, mediante documentação específica.

Para absorventes higiênicos do Programa Dignidade Menstrual, é necessário apresentar o documento de autorização gerado via aplicativo ou site Meu SUS Digital.

Onde Encontrar Farmácias Credenciadas

A lista completa de medicamentos oferecidos pelo Farmácia Popular e os estabelecimentos credenciados podem ser consultados nos canais oficiais do Ministério da Saúde.

 

Mais lidas

Senac abre vagas para instrutores em áreas...
Ibaneis Rocha sanciona nova lei dos táxis ...
Outubro Rosa do Sesc-DF leva saúde e preve...
...