Exposição “Brasilis a Brasília”

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

Pela primeira vez na história, o Arquivo Nacional (AN) leva para serem expostos, fora do Rio de Janeiro, trinta e quatro documentos originais de seu acervo. As obras farão parte da mostra “Brasilis a Brasilia: uma história contada pelos documentos de arquivo” que acontecerá no Palácio do Planalto, entre os dias 10 a 31 de maio.

Parte das comemorações dos 30 anos de reconhecimento de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, a mostra terá documentos do AN, da Biblioteca do Palácio do Planalto e do Arquivo Público do Distrito Federal. Ao todo, serão 50 registros textuais e fotográficos.

A exposição mostrará as transformações ocorridas no país, desde o início do Brasil Colônia até a construção da nova Capital Federal, sendo dividida em três eixos prioritários: “Formação da Nação”, “Em busca da Liberdade” e “Brasil Moderno”.

arquivo

Entre os documentos levados pelo AN para a ocasião, estão: Lei Áurea; Juramento de D. Pedro I à Constituição de 1824; Constituição de 1824; Livro do 1º Registro de Notas do Rio de janeiro, de 1594, com as primeiras sesmarias da cidade; Cláusulas do Tratado de Madri; Partitura do Guarany, de Carlos Gomes; Autos da Devassa da Conjuração Mineira; Lei do Ventre Livre; Lista de passageiros do Kasuto Maru (1908); Passaporte de Santos Dumont; e outros.

A inauguração da exposição terá a apresentação da Orquestra Sinfônica de Brasília e contará com a presença de convidados especiais, autoridades e o presidente da República, Michel Temer. Nos demais dias, estará aberta ao público e gratuita.

Mais lidas

Provas que podem derrubar Moraes
Defesa diz que Paulo Sérgio tentou dissuad...
STJ afasta governador do Tocantins por sus...
...