Estrutural recebe programa Sejus mais Perto do Cidadão com vários serviços do GDF

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]
População poderá resolver questões referentes à Carteira de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho, dentre outros serviços oferecidos em tenda do Na Hora.

Nestes dias 13 e 14 de setembro, sexta e sábado, a Cidade Estrutural recebe as principais ações do programa Sejus Mais Perto do Cidadão, que levará vários serviços do Governo do Distrito Federal (GDF) à população local. Esta é a sétima edição do programa, que tem à frente a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) e que já realizou quase 25 mil atendimentos nas cidades da Candangolândia, Paranoá, Planaltina, Recanto das Emas, Brazlândia e São Sebastião.

A comunidade terá acesso a emissão de Carteira de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho, dentre outros serviços oferecidos em tenda montada pelo Na Hora. E também, corte de cabelo, testes de glicemia, aferição de pressão arterial. Tudo em tendas montadas em frente à sede da administração, das 9 às 17 horas.

No local serão oferecidos também serviços odontológicos, oftalmológicos, além de informações sobre os direitos do consumidor, do idoso, música com cantores da cidade e museu de ciências naturais, dentre muitas outras atrações. Mulheres que foram vítimas de violência e foram acolhidas pela Sejus estarão no local participando da Feira de Talentos onde venderão seus produtos.

Para o secretário da Sejus, Gustavo Rocha, o programa é importante pois “aproxima o governo da população, promove facilidade de acesso a vários serviços de forma integrada e unificada, gerando economia, agilidade no atendimento, facilitando e promovendo melhoria na qualidade de vida das pessoas”.

Principais serviços a serem oferecidos:

Subsecretaria de Apoio às Vítimas de Violência (SUBAV) – Orientações no âmbito do programa “Pró-Vítima” a pessoas que sofrem atos de violência doméstica, intrafamiliar, psicológica, física, sexual e institucional; “Feira de Talentos Pró-Vítima”, ação para que as mulheres atendidas pelo Pró-Vítima comercializem seus produtos.

Subsecretaria do Sistema Socioeducativo (SUBSIS) – Venda de hortaliças cultivadas pelos adolescentes do Socioeducativo e produtos de panificação.

Subsecretaria de Assuntos Funerários (SUAF) – Informações sobre serviços funerários e cemitérios.

Subsecretaria de Políticas para Idoso (SUBIDOSO) – Distribuição de material informativo sobre direitos dos idosos.

Subsecretaria de Políticas para Crianças e Adolescentes (SUBPCA) – Circuito brincar com exposição e brincadeiras confeccionados com materiais recicláveis; atividades pedagógicas; recreação com pula-pula, algodão-doce, pipoca, cachorro-quente. Contação de histórias. Orientações sobre funcionamento e atendimento do Conselho Tutelar. Oficinas e apresentações artísticas para crianças.

Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (FUNAP) – Exposição e venda de produtos fabricados nas oficinas das unidades prisionais.

Subsecretaria de Enfrentamento às Drogas (SUBED) – Prevenção ao uso de drogas nas escolas; orientações sobre uso indevido de substâncias psicoativas; encaminhamentos ao CAPES e às Comunidades Terapêuticas.

Ouvidoria – Acolhimento de elogios, reclamações e sugestões.

Instituto de Defesa do Consumidor (PROCON) – Atuará para sanar dúvidas dos consumidores, orientar e abrir solicitações do consumidor.

Subsecretaria de Modernização do Atendimento Imediato ao Cidadão (NA HORA) – Estará no local para fazer Carteira de Identidade; Carteira de Trabalho (no caso de roubo apresentar boletim de ocorrência), CPF, emissão de débitos da Secretaria da Fazenda, CEB e Caesb. Também, a orientação jurídica, atendimento psicológico, social e 2° via da isenção da taxa de vulnerabilidade. Van de conveniência móvel do BRB para facilitar a vida de quem tem débito a pagar.

Subsecretaria de Política de Direitos Humanos e de Igualdade Racial (SUBDHIR) – Distribuição de material informativo sobre direitos da comunidade LGBT; Informações sobre direitos das pessoas com deficiência e cadastramento de currículos; corte de cabelo.

Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) – Ônibus para confecção da carteira de identidade; apresentação à população do trabalho realizado pelos cães das polícias do DF.

Secretaria de Saúde (SES) – Orientações sobre alimentação saudável; aferição de glicemia e pressão arterial; Prevenção sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST); combate à dengue.

Ouvidoria do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPTDFT) – Informações ou providências, reclamações, sugestões, denúncias e elogios sobre os serviços oferecidos pelo MPDFT, seus órgãos e serviços auxiliares.

Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) – Atendimento para isenção da taxa de 2ª via da identidade para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Defensoria Pública (DPDF) – Orientação Jurídica e psicossocial.

Secretaria da Mulher (SMDF) – Unidade Móvel de Acolhimento à Mulher: atendimento psicológico e social para vítimas de violência.

Fundação Regional de Assistência Oftalmológica (FRAO) – Exame de vista. Pressão do olho. Prevenção de cegueira. Gratuidade para óculos monofocal.

Secretaria de Turismo – Centro de Atendimento ao Turista – CAT apresenta os pontos turísticos de Brasília.

Mais lidas

PF mira deputado em nova fase da Operação ...
Senac DF abre inscrições para cursos em 2026
Caiado amplia segurança com novas bases aé...
...