Estoques de sangue em Goiás atingem nível crítico e SES-GO convoca população para doação

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
Tipo sanguíneo O negativo é considerado universal para transfusões de emergência, podendo ser utilizado em pacientes de qualquer outro tipo sanguíneo (Foto: Alex Maia)
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

 

Rede Hemo convoca população para reforçar estoques e garantir atendimento no SUS

 

 

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) emitiu um alerta sobre os baixos estoques de sangue na Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos. Os tipos A negativo, B negativo, AB negativo, O negativo, B positivo e AB positivo estão em nível crítico, comprometendo o abastecimento de mais de 200 unidades de saúde.

O sangue O negativo, considerado universal em transfusões de emergência, é essencial em atendimentos urgentes, mas também é um dos mais raros. A diretora técnica da Rede Hemo, Ana Cristina Novais, reforça que a doação é segura, rápida e pode salvar até quatro vidas.

Para doar, é necessário estar saudável, ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar descansado e alimentado, e apresentar documento oficial com foto. Em Goiânia, o Hemocentro funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h. No interior, as unidades atendem em horário comercial durante a semana.

O agendamento pode ser feito pelo site ou pelo telefone 0800 642 0457. Empresas também podem solicitar a unidade móvel para ações de coleta, mediante confirmação de 120 participantes.

Mais lidas

Pico da chuva de meteoros pode ser visto n...
Câmara vota urgência para criação da banca...
Corredor exclusivo de ônibus na Epig avanç...
...