Ensaio fotográfico celebra bebês prematuros no Hospital de Ceilândia

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
Durante o ensaio, os cliques das famílias foram feitos por fotógrafos voluntários, em um ambiente decorado pela equipe da unidade neonatal. Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde DF
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

Ação marca o início do Novembro Roxo, campanha de conscientização sobre a prematuridade

 

 

Este mês trouxe consigo o Novembro Roxo, uma campanha de conscientização sobre a prematuridade do nascimento. Diversas unidades da Secretaria de Saúde (SES-DF) iniciaram ações voltadas aos bebês prematuros internados e suas famílias. No Hospital Regional de Ceilândia (HRC), a programação teve início na noite da última quinta-feira (6) com um ensaio fotográfico especial.

Um ambiente decorado pela equipe do HRC recebeu bebês prematuros e suas famílias. Os corredores da unidade de internação neonatal foram especialmente decorados com fotos dos ensaios anteriores e de declarações de mães que já passaram pelo setor. Além disso, profissionais voluntários auxiliaram nos preparativos.

O objetivo dos ensaios é fortalecer o vínculo entre as famílias e os bebês internados, estreitar os laços com a equipe de saúde e descontrair as mães em um momento delicado. “É um momento em que mães e pais podem dar uma pausa no estresse gigante causado pela internação de seus bebês. Eles podem se arrumar, encontrar com outros familiares e, assim, diminuir esse peso”, comentou a tutora do Método Canguru do HRC, Yara Régia Silva.

 

Ensaio fotográfico foi promovido pelo Hospital Regional de Ceilândia (HRC), com o objetivo de fortalecer o vínculo entre famílias, equipe e bebês prematuros. Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde DF

 

Entre as participantes, Bruna Chagas, 26, viveu a experiência do ensaio junto com o pequeno Leonardo, internado devido à queda de saturação após o nascimento. “Achei uma iniciativa bonita. Ver o nosso filho internado dá muito medo, principalmente porque não podemos ficar tão pertinho. Nesse sentido, a ação distrai a mente da ansiedade”, contou.

Os ensaios foram feitos por fotógrafos voluntários, parceiros desde 2018. Para o diretor do HRC, Fabricio Nunes Paz, a iniciativa representa acolhimento e união. “Somos a regional, na verdade, que mais recebe partos prematuros. Então, essas ações facilitam a integração das equipes com os bebês e sensibilizam sobre a importância do cuidado com eles.”

Ana Carolina Oliveira, 15, também participou da atividade. Sua filha, nascida com 35 semanas, está internada por dificuldades respiratórias. “Achei o ensaio fotográfico muito legal, porque dá para fazer um quadro depois que a gente sair”, celebrou.

 

Mãe de Leonardo, internado no HRC, Bruna Chagas demonstrou gratidão pela iniciativa: “O medo é grande. A ação distrai a mente da ansiedade.” Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde DF

Mais lidas

Ensaio fotográfico celebra bebês prematuro...
Vídeo: Auxílio de R$ 50 mil a vítimas do t...
Brasília não quer reprise da novela PT-PSB
...