Eleições 2018: Frejat está à frente, mas vem perdendo fôlego

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

O cientista político, Renato Botelho Machado, em entrevista exclusiva ao Tudo Ok Notícias, ressalta se as eleições fossem hoje para o governo do Distrito Federal, teria como vencedor o voto NULO. Segundo Botelho, será o ano da abstenção e do voto branco/nulo. Mas, como o voto nulo não é computado, as eleições seriam vencidas pelo Dr. Jofran Frejat (PR-DF).

Por Josiel Ferreira

Tudo Ok Notícias – Qual sua análise do cenário local para o GDF, para as eleições de 2018?

Após muito relutar e aguardar as definições do cenário local para o GDF, decidi fazer algumas avaliações com base nas pesquisas de opinião. Se as eleições fossem hoje, para o governo do DF, a eleição teria como vencedor o voto NULO. Há quem diga que 2018 será o ano da abstenção e do voto branco/nulo.

Como o voto nulo não é computado, as eleições seriam vencidas pelo Dr. Jofran Frejat (PR-DF). Mas o que vim aqui fazer é uma análise do contexto.

Em termos de popularidade, apenas dois candidatos alcançam à população, Frejat e Rollemberg. Os demais não entram nas discussões populares.

Qualquer outro candidato venceria fácil do governo mais rejeitado da história do DF.

Pesa contra Rollemberg vários pedidos de impeachment, a manipulação nas CPIs da Saúde e dos Transportes, a falta de acesso à saúde e à educação (filas de UTIs e de matrículas), falta de cuidado com a infraestrutura da cidade, entre outros pontos.

Pesa contra Frejat as companhias marcadas por denúncias de corrupção. Para Frejat, o caminho deveria se afastar por completo dos envolvidos na lava-jato e no mensalão do DEM. Frejat não deveria sequer citar o nome deles publicamente. Ao ser perguntado, deveria demonstrar que o governo será sob o comando dele, e não de corruptos.

Outro ponto que favoreceria Frejat seria se aproximar dos nomes limpos de sua coligação e emponderá-los em seus discursos e aparições. A idade também pesa contra Frejat. Para isso, deveria novamente se aproximar dos jovens de sua coligação e convidá-los para compor ainda durante a campanha.

Para as pesquisas, o cenário atual não comporta transferência de votos. Assim, Reguffe, Roriz, Arruda e Bolsonaro não terão influência decisiva no cenário para o GDF.

Tudo Ok Notícias – E a terceira via? Alguma chance?

Reguffe seria o nome ideal para retirar a hegemonia Rollemberg x Frejat, mas não é candidato. Com dificuldades para se viabilizar, eleitoralmente, Joe Valle poderia atingir esse público, mas desistiu cedo.

Alírio Neto e Izalci Lucas não romperam a barreira de 3% e já estão com o carro na rua há muito tempo. Ambos não viabilizaram suas campanhas por vários motivos. Alírio porque se juntou a um grupo que não o queria; e Izalci porque não detinha o controle do partido. Não passaram confiança ao eleitorado e, dificilmente, serão candidatos ao governo. Se forem, já podem pensar em quem vão apoiar no segundo turno.

Da chamada terceira-via, o único nome capaz de consolidar-se é Eliana Pedrosa. Eliana tem a seu favor um grande crescimento em pouco tempo de campanha. Seu partido lhe garantiu legenda. Ela não titubeou para o cargo que será candidata; vale ressaltar que o partido, inclusive, fez documento colocando-a apenas como candidata à cargo majoritário. Eliana também possui bom trato com vários candidatos de todas as vias políticas.

Tudo Ok Notícias – O que o senhor acha do Senador Cristovam Buarque?

Na minha opinião, pegou mal para todos que deixaram Cristovam ser coordenador político daquele grupo. Cristovam é conhecido por aparecer de oito em oito anos nas comunidades. Possui rejeição altíssima e colocou seus interesses acima de todos. Sua intenção é se viabilizar no grupo de Frejat. Sairão prejudicados: Rosso, Fraga, Joe Valle, Alírio e Izalci. Cristovam tem se viabilizado como um tornado na vida desses nomes e impedirá o sonho destes políticos.

Tudo Ok Notícias – Qual a conclusão do cenário eleitoral para o GDF?

A única palavra adequada para o momento é a definição de um quadro entre Frejat e Rollemberg, com pequenas chances de entrada de Eliana Pedrosa nesse cenário.

Leia mais…

Mais lidas

Banco Central aprova nome de Nelson Souza ...
GDF tem contas de 2024 aprovadas pelo TCDF
Senac-DF abre vagas com até 60% de descont...
...