Educação antirracista em destaque: Alunos da rede pública do DF fortalecem o combate ao racismo

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
Fotos: Joel Rodrigues / Agência Brasília
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

 

Centro de Ensino Médio 2 de Ceilândia Encerra Semana de Conscientização com Festival de Atividades

 

 

Na rede pública de educação do Distrito Federal, a educação antirracista não é apenas uma pauta eventual, mas sim uma presença constante na vida dos estudantes. Em especial, para celebrar o Dia da Consciência Negra, as atividades ganham ainda mais destaque. No último sábado (18), o Centro de Ensino Médio 2 (CEM 02) de Ceilândia concluiu uma semana de conscientização com um festival de apresentações dos estudantes sobre o racismo.

 

 

Luiz Jesus, supervisor pedagógico, destaca a diversidade de temas abordados pelos estudantes: “Foram desenvolvidos trabalhos abordando temas como o racismo estrutural, a importância do negro na mídia, as questões relacionadas às cotas e ao racismo recreativo que, muitas vezes visto como brincadeiras inofensivas, pode, no entanto, ferir uma pessoa.”

 

 

O diretor do CEM 02, Eliel de Aquino, ressalta que o debate sobre a promoção de uma educação antirracista na escola é uma tradição anual, despertando grande interesse entre os estudantes. “Os alunos participam muito, e trazemos para o debate a história dos negros e negras. O ambiente na escola melhorou bastante, os alunos sentem que têm lugar de fala com bastante respeito.”

 

 

A aluna Sophia Emanuelly Martins, do 1º ano, compartilhou uma apresentação sobre o racismo estrutural e institucional, destacando como o tema afeta a vida das pessoas. “É muito importante a escola discutir esse tema entre os jovens”, afirma. Ana Flávia Dias, estudante do 2º ano, enfatiza a importância de discutir o racismo em todos os espaços: “Quando falamos sobre racismo as pessoas acham que não existe mais, mas ele persiste, é estrutural e precisamos falar sobre isso.”

 

 

O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro em homenagem a Zumbi dos Palmares, busca conscientizar a sociedade sobre a contribuição da cultura negra e a luta contra o racismo. A data foi oficializada como Dia Nacional de Zumbi e Dia da Consciência Negra pela lei 12.519, em 10 de novembro de 2011.

 

 

Com informações Agência Brasília

Mais lidas

Ibaneis anuncia terrenos para igrejas em j...
PF cumpre 66 mandados em nova fase da Oper...
Câmara celebra o Dia Internacional das Men...
...