Órgãos do GDF e Sociedade Civil se Mobilizam para Evento de Preservação Ambiental
O Distrito Federal celebrou oficialmente o Dia de Plantar uma Muda Nativa do Cerrado neste domingo, conforme o decreto 44.606/2023 do governador Ibaneis Rocha. O Parque Ecológico Ezechias Heringer, no Guará/DF, foi palco da celebração, onde representantes de diversos órgãos do GDF e dezenas de voluntários plantaram 200 mudas. A ação também ocorreu simultaneamente em todas as regiões administrativas do DF.
Um total de 10 mil árvores foram plantadas em unidades de conservação e áreas externas pré-estabelecidas, fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema/DF), o Movimento Regenerativo Tempo de Plantar (sociedade civil), o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), Secretaria de Governo do DF (Segov) e o Instituto Arvoredo (sociedade civil).
A vice-governadora Celina Leão prestigiou o evento, expressando a preocupação do governo com a preservação ambiental. “Eu tenho certeza que as próximas gerações vão celebrar o que vocês estão fazendo aqui. Nós estamos plantando 10 mil, mas queremos plantar 1 milhão”, comentou Celina.
O secretário de Meio Ambiente do DF, Gutemberg Gomes, destacou a importância da parceria entre governo e sociedade. “Nós temos agora no calendário oficial do GDF a designação do 1º domingo de dezembro como Dia de Plantio. Isso vai servir de exemplo para todo o Brasil. O sonho está se concretizando. Nós precisamos de um DF descarbonizado. Mas não basta só plantar a árvore, temos que cuidar delas”, afirmou Gutemberg.
O presidente do Movimento Regenerativo Tempo de Plantar, Paulo César Araújo, agradeceu a participação de todos e celebrou a 1ª edição oficial do Tempo de Plantar. No Guará/DF, a presença das filhas de Ezechias Heringer, Quelvia e Ana Júlia, trouxe um toque especial à solenidade, relembrando o pioneirismo do ambientalista no estudo do cerrado e sua preocupação com a preservação da água. “Brasília depende dessas Unidades para o seu abastecimento de água e isso desde sempre foi uma preocupação dele”, disse Ana Júlia.