DF Legal interdita construção irregular em Vicente Pires

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
Aproximadamente 4 mil tijolos foram apreendidos pela DF Legal em obra irregular em Vicente Pires, que foi multada pela quarta vez | Foto: Divulgação/DF Legal
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

 

DF Legal reforça combate às construções ilegais em Vicente Pires, aplicando multas e embargos

 

A Secretaria da Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) interditou no último sábado (15) a construção irregular de um prédio em Vicente Pires, localizado às margens da via Estrada Parque Taguatinga (EPTG). A obra já estava embargada desde fevereiro e acumulava multas no valor de R$ 496 mil devido ao descumprimento das autuações. A ação da pasta, que contou com o apoio da Novacap, Neoenergia e Polícia Militar do DF (PMDF), evitou que fosse realizado o enchimento da laje de um novo pavimento. Durante a operação, foram apreendidos cerca de 4 mil tijolos, dezenas de sacos de cimento e outros materiais de construção. Além disso, a ligação clandestina de energia existente no local foi desligada.

 

Com o objetivo de evitar que a irregularidade persista, foi aplicada uma multa de R$ 264 mil ao responsável pela obra, sendo esta a quarta multa desde o início do embargo. O portão de entrada foi fechado com solda para caracterizar a interdição e impedir o acesso à área. A força-tarefa em Vicente Pires entrou em sua segunda fase, contando com a participação de diversos setores da DF Legal. Equipes de inteligência estão monitorando as obras identificadas na primeira fase, enquanto o setor operacional se encarrega das apreensões de materiais e demolições, e a fiscalização aplica multas e embargos, além de outras sanções legais cabíveis.

 

Durante as ações, são consideradas as Diretrizes Urbanísticas do Setor Habitacional Vicente Pires (Diur 02/2015) e o Plano de Uso e Ocupação do Solo para a região. É importante ressaltar que essa atuação não interfere nas atividades de rotina da secretaria na cidade, que continuam seguindo o fluxo habitual. Desde 2019 até junho deste ano, foram realizadas 5.600 ações fiscais em Vicente Pires, incluindo 371 embargos, 279 intimações demolitórias, 272 multas, 161 notificações, 116 apreensões de materiais e 55 interdições, entre outras medidas.

 

No que diz respeito às operações, foram realizadas 181 desde 2021 até o final de junho deste ano. Nesse período, foram desobstruídos um total de 898.600 metros quadrados de área pública. Considerando apenas o primeiro semestre de 2023, foram realizadas 547 ações fiscais e 25 operações em Vicente Pires.

 

Com informações da Agência Brasília

Mais lidas

Mais de 150 mil segurados do INSS receberã...
Hospital da Criança de Brasília fortalece ...
Fecomércio destaca importância dos últimos...
...