DER-DF faz limpeza das faixas de pedestres nas rodovias distritais

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

 

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) iniciou o serviço de limpeza e manutenção das cerca de 150 faixas de faixas de pedestre existentes nas rodovias distritais.

O trabalho começou no Pistão Norte, na  DF-001 (Estrada Parque Contorno /EPCT)  em Taguatinga, que ao longo de seus 4 km possui 28 travessias. A lavagem é feita com água, sabão, vassoura e soprador. Nos casos em que é constatada a existência de alguma faixa danificada, é realizada a substituição imediata.

A equipe do DER destacada que para o serviço de lavagem é preciso de seis colaboradores, que utilizam um caminhão-pipa, e um veículo furgão. Também participam da tarefa componentes do laboratório de tecnologia do DER que realizam a medição da chamada retro-refletância, que é a capacidade que o material tem de refletir a luminosidade para facilitar a visualização de cada passagem.

“A limpeza das faixas de pedestres é importante porque oferece uma maior visibilidade aos usuários e também para os condutores que podem ver a sinalização com uma distância ainda mais segura ”, explicou o superintendente de operações do DER/DF, Murilo de Melo Santos. Após a conclusão da limpeza das faixas do Pistão Norte, o trabalho será realizado no Pistão Sul onde há 36 pontos de passagem de pedestres.

Composição das faixas
As faixas são compostas com um laminado elastoplástico que é colado ao pavimento. Com o passar do tempo, os  resíduos de solos, a poeira, juntamente com fuligens e marcas de pneus aderem ao material, o que ocasiona a necessidade da lavagem ou mesmo da substituição completa do adesivo.
*Com informações do DER/DF/ Agência Brasília 

Mais lidas

BRB registra lucro líquido de R$ 518 milhõ...
Caiado defende liberação de dados do Coaf ...
Controle e democracia em debate no TCDF
...