Dengue: Segunda dose disponível

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
Foto: Tudo Ok Notícias
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

Segunda dose da vacina disponível em mais de cem UBSs

 

Agora é o momento crucial para completar a proteção contra a dengue. Crianças e adolescentes que já receberam a primeira dose devem retornar às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) 90 dias depois para a aplicação da segunda dose da vacina.

 

Mais de cem UBSs já estão prontas para administrar a segunda dose da vacina contra a dengue. A lista dos locais de atendimento está disponível no site da Secretaria de Saúde (SES-DF). É fundamental seguir o protocolo de aplicação para garantir a eficácia máxima do imunizante Qdenga.

 

Todas as crianças de 10 a 14 anos que tenham recebido a primeira dose, inclusive na rede complementar, estão aptas a receber a segunda dose. No entanto, aqueles que estiverem fora dessa faixa etária e tiverem tomado a primeira dose na rede privada devem aguardar. Houve uma exceção para cerca de 3,5 mil crianças de 6 a 9 anos e adolescentes de 15 e 16 anos, que puderam receber a primeira dose na rede pública em abril. Esse grupo receberá a segunda dose no final de julho, conforme o intervalo de 90 dias estipulado.

 

Para garantir o acesso à vacinação, é necessário comparecer a um local de vacinação com documento de identidade e a caderneta onde está registrada a primeira dose. Se durante o período de 90 dias houve diagnóstico de dengue, a data para a segunda dose deve ser mantida, desde que haja um intervalo de 30 dias entre a infecção e a próxima vacina.

 

A SES-DF já aplicou mais de 57 mil doses contra a dengue, mas a vacinação continua disponível para aqueles que ainda não iniciaram o ciclo vacinal. A determinação das faixas etárias da campanha segue as diretrizes do Ministério da Saúde.

Mais lidas

Senac abre vagas para instrutores em áreas...
Ibaneis Rocha sanciona nova lei dos táxis ...
Outubro Rosa do Sesc-DF leva saúde e preve...
...