Curso de libras para servidores da saúde vai garantir atendimento humanizado

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

Um grupo de 33 servidores da Secretaria de Saúde participou, nesta terça-feira (18), da aula inaugural da primeira turma do curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A atividade é o resultado de uma parceria entre a SUGEP/SES com o Instituto Federal de Brasília (IFB), assinada em maio deste ano.

O objetivo é capacitar profissionais da saúde no auxílio a pessoas com dificuldade de atendimento na rede pública, que se comunicam apenas em Libras

A aula inaugural (18/06) contou com a presença do Reitor do IFB, Wilson Conciani, Diretores e coordenadores da instituição de ensino, juntamente com Silene Almeida, Subsecretária de Gestão de Pessoas da SES, Diluana Oliveira, Diretora de Desenvolvimento Estratégico e Isday Custódio, Gerente de Educação em Saúde.

O reitor Wilson enalteceu a parceria e destacou o ineditismo e a importância dessa iniciativa. Para ele “essa é uma ação fundamental para assegurar a assistência de forma integral e inclusiva. Um marco para a saúde pública”.

A diretora Diluana falou que esse curso será um grande “legado” à sociedade e que vai garantir um atendimento humanizado aos pacientes do sistema”.

A subsecretária de Gestão de Pessoas da SES, Silene Almeida, ressaltou que, a política de humanização no atendimento se faz garantindo o acesso dos pacientes ao sistema.

“E que, muitos desses usuários da rede pública, que são portadores de deficiência auditiva tem muita dificuldade de se fazerem compreender, comprometendo o seu atendimento”, disse ela.

“Com o advento da lei 6300/2019, sancionada pelo governador Ibaneis, vimos a necessidade de articulação em busca das parcerias para a capacitação. O IFB nos atendeu prontamente e pouco mais de um mês da publicação da lei, a SES já está capacitando seus servidores. Essa iniciativa mostra a dinâmica em fortalecer a educação permanente dos servidores da SES.”, apontou Silene Almeida.

A programação do curso vai se estender ao longo do próximo semestre. Serão três meses de treinamento, com carga horária de 60 horas para a primeira turma.

Na sequência, serão formadas novas turmas no IFB, Campus Brasília, e no IFB Campus Gama. Serão classes de níveis básico e intermediário, ambas com 30 vagas cada, e inscrições realizadas diretamente na Secretaria de Saúde.

As aulas dessa primeira turma serão realizadas às terças-feiras, das 9h às 12h, no Campus do IFB Brasília. É a primeira vez, no Distrito Federal, que é realizado esse tipo de treinamento, voltado para grupos específicos da área de Saúde.

A lei vigente assegura a possibilidade de disponibilizar profissionais aptos a se comunicar em Libras nas unidades e nos órgãos da rede pública de saúde para prestar atendimento à população.

A lei é válida para os hospitais, hemocentro, núcleos de farmácia especializada, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Fonte: RadarDF

Mais lidas

117 mortos no RJ são liberados pelo IML
Sabor e Técnica: Alunos do Senac-DF brilha...
CLDF celebra 130 anos da amizade Brasil-Japão
...