Congada de Catalão faz história com apoio do Estado

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

 

Catalão será declarada capital goiana da Congada, anuncia Caiado durante Festa de Nossa Senhora do Rosário

 

 

O governador Ronaldo Caiado participou, neste domingo (13/10), da tradicional Procissão dos Andores e Bandeiras da Congada e do encerramento da 149ª Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário, em Catalão, no Sudeste goiano. O evento, que segue até esta segunda-feira (14/10), é organizado pela Paróquia São Francisco de Assis, em parceria com a prefeitura do município.

Durante o evento, Caiado anunciou que vai sancionar a lei aprovada pela Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) que reconhece Catalão como a capital goiana da Congada. “Vou tomar a decisão tão logo chegue pra mim”, afirmou, em resposta ao deputado estadual Luiz Sampaio, autor do projeto de lei.

Neste ano, o casal de festeiros da celebração é o próprio deputado e sua esposa, Samara Sampaio. “É uma grandiosa festa do interior brasileiro. Temos hoje 7 mil dançarinos em Catalão”, destacou o parlamentar.

A Congada de Catalão é considerada uma das maiores manifestações culturais e religiosas do estado, reunindo missas, cortejos, procissões e apresentações dos tradicionais ternos de congo e moçambique. Realizada desde 1876, a festa mistura elementos do catolicismo e das religiões de matriz africana, com forte influência das congadas mineiras, especialmente de Araxá.

“Temos que preservar o que é a nossa cultura e história”, ressaltou o governador. Em seu discurso, ele também lembrou da recriação da Secretaria de Estado da Cultura em 2019 e afirmou que o governo tem investido para garantir a continuidade de eventos culturais em todas as regiões. “São vários eventos, e Goiás investe para valer para que haja continuidade”, frisou.

O prefeito de Catalão, Velomar Rios, destacou a importância da festa para a identidade local e agradeceu o apoio do Estado. “Temos feito tudo por essa festa. O povo gosta, tem muita fé em Nossa Senhora do Rosário e admiração pela cultura da Congada”, afirmou.

Moradores e turistas também aprovaram a celebração e a estrutura do evento. A aposentada Diva Maria, de 73 anos, que acompanhou a procissão neste domingo, elogiou: “É uma bênção. Participo todos os anos, e cada vez está mais bonito”.

Com informações Secretaria de Estado da Comunicação (Secom)

Mais lidas

Sonho da casa própria vira realidade para ...
Renata Jambeiro celebra Clara Nunes em sho...
Goiás Social e Agehab entregam benefícios ...
...