Congada de Catalão faz história com apoio do Estado

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

 

Catalão será declarada capital goiana da Congada, anuncia Caiado durante Festa de Nossa Senhora do Rosário

 

 

O governador Ronaldo Caiado participou, neste domingo (13/10), da tradicional Procissão dos Andores e Bandeiras da Congada e do encerramento da 149ª Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário, em Catalão, no Sudeste goiano. O evento, que segue até esta segunda-feira (14/10), é organizado pela Paróquia São Francisco de Assis, em parceria com a prefeitura do município.

Durante o evento, Caiado anunciou que vai sancionar a lei aprovada pela Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) que reconhece Catalão como a capital goiana da Congada. “Vou tomar a decisão tão logo chegue pra mim”, afirmou, em resposta ao deputado estadual Luiz Sampaio, autor do projeto de lei.

Neste ano, o casal de festeiros da celebração é o próprio deputado e sua esposa, Samara Sampaio. “É uma grandiosa festa do interior brasileiro. Temos hoje 7 mil dançarinos em Catalão”, destacou o parlamentar.

A Congada de Catalão é considerada uma das maiores manifestações culturais e religiosas do estado, reunindo missas, cortejos, procissões e apresentações dos tradicionais ternos de congo e moçambique. Realizada desde 1876, a festa mistura elementos do catolicismo e das religiões de matriz africana, com forte influência das congadas mineiras, especialmente de Araxá.

“Temos que preservar o que é a nossa cultura e história”, ressaltou o governador. Em seu discurso, ele também lembrou da recriação da Secretaria de Estado da Cultura em 2019 e afirmou que o governo tem investido para garantir a continuidade de eventos culturais em todas as regiões. “São vários eventos, e Goiás investe para valer para que haja continuidade”, frisou.

O prefeito de Catalão, Velomar Rios, destacou a importância da festa para a identidade local e agradeceu o apoio do Estado. “Temos feito tudo por essa festa. O povo gosta, tem muita fé em Nossa Senhora do Rosário e admiração pela cultura da Congada”, afirmou.

Moradores e turistas também aprovaram a celebração e a estrutura do evento. A aposentada Diva Maria, de 73 anos, que acompanhou a procissão neste domingo, elogiou: “É uma bênção. Participo todos os anos, e cada vez está mais bonito”.

Com informações Secretaria de Estado da Comunicação (Secom)

Mais lidas

Ela foi minha professora!!
Bolsonarismo: o fenômeno que a esquerda ai...
GDF autoriza concurso da Educação com 2.65...
...