Centro de Referência em Diabetes e Hipertensão é inaugurado em Ceilândia

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
Pacientes atendidos serão encaminhados por meio das Unidades Básicas de Saúde da região, que abrange Brazlândia e Ceilândia. Foto: Jhonatan Cantarelle / Agência Saúde DF
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

Ambulatório irá atender pacientes de alto risco com diabetes ou hipertensão e vai oferecer atendimento integral em diversas especialidades

 

 

A Região de Saúde Oeste – que abrange Ceilândia, Brazlândia, Pôr do Sol e Sol Nascente – deu mais um passo importante na oferta de um atendimento humanizado e integral aos pacientes de alto risco de diabetes e hipertensão com a inauguração do Centro de Referência em Atendimento a Diabetes e Hipertensão (Cradh).

O ambulatório oferece atendimento integral e multidisciplinar com médicos de diversas especialidades – como endocrinologista, cardiologista e entre outros – além de nutricionista, psicólogo, assistente social, farmacêutico, fisioterapeuta e enfermeiro. Os pacientes atendidos são encaminhados por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da região.

Segundo a diretora de Atenção Secundária da região, Keila Lima, o serviço representou um marco para a equipe e reforçou o grande benefício de uma assistência integral em um só local. “O principal ponto positivo é que, agora, em vez da pessoa fazer todos esses atendimentos em outros lugares, ela pode fazer tudo no mesmo local”, explica. “O paciente já sai daqui, por exemplo, com a prescrição e o farmacêutico vai ensinar qual melhor horário e como identificar a medicação. Se o paciente tiver alguma resistência ao atendimento, o psicólogo também já vai ser acionado”, completou.

Para o funcionamento do ambulatório, o espaço passou por readequações estruturais para abrigar os consultórios e a equipe foi reorganizada para disponibilizar os profissionais necessários. O superintendente da Região de Saúde Oeste, Cézar Brenol Renk, demonstrou otimismo diante do novo local. “Com certeza, vamos ter um resultado fantástico de acolhimento e humanização a esse paciente de alto risco”, declarou.

Planificação

Centro é resultado da planificação da rede de atenção à saúde, estratégia que já demonstrou benefícios em outras regiões. Foto: Jhonatan Cantarelle / Agência Saúde DF

O novo centro é resultado da planificação da rede de atenção à saúde, estratégia que já demonstrou resultados em outras regiões, como o Centro de Atenção a Diabetes e Hipertensão (Cadh) e o Centro Especializado em Diabetes, Hipertensão e Insuficiência Cardíaca (Cedhic). A iniciativa busca integrar as Atenções Primária e a Especializada, organizando fluxos e facilitando o acesso aos serviços de saúde em um só lugar.

De acordo com o subsecretário de Planejamento em Saúde da SES-DF, Rodrigo Vidal, a planificação traz uma reorganização do fluxo do paciente, fundamental para um bom atendimento. “Temos profissionais e estrutura, o que é necessário é uma organização e a planificação traz essa reorganização do ambiente e do fluxo do paciente. Os pacientes ficam gratos com isso”, explicou.

O chefe da Assessoria de Humanização da SES-DF, Rodrigo Valim, destaca que a planificação beneficia toda a rede. “A planificação sintoniza e conecta com a necessidade do usuário. Esse ambulatório vai servir como modelo até para as unidades, porque é uma organização de processos não só para atenção especializada, mas também para a atenção primária. Isso fortalece a integração”, afirmou.

Mais lidas

Senac-DF faz sabores de Brasília brilharem...
CLDF dá voz à luta contra a violência femi...
Centro de Referência em Diabetes e Hiperte...
...