Cartão Uniforme Escolar muda vidas no DF

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
Foto: Secretária Educação do DF, Helvia Paranaguá
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

Política implementada na gestão de Hélvia Paranaguá garante autonomia na compra dos uniformes, mais dignidade às famílias e impulso à economia nas regiões administrativas

Uma política pública simples, eficiente e conectada à realidade das famílias da rede pública vem gerando impactos positivos no Distrito Federal. Implementado pela Secretaria de Educação, na gestão da secretária Hélvia Paranaguá, o Cartão Uniforme Escolar consolidou-se como uma importante ferramenta de apoio social, garantindo mais autonomia aos responsáveis e, ao mesmo tempo, movimentando o comércio local.

Criado por lei de autoria do Governo do Distrito Federal, o benefício é individual, vinculado ao estudante matriculado e pode ser utilizado exclusivamente em lojas credenciadas. A medida permite que as famílias escolham diretamente o tamanho, o modelo e façam reposições conforme a necessidade, evitando desperdícios, trocas e ajustes.

Andreane Azevedo e a filha, Maria Laura| Foto: Victor Bandeira, Ascom/SEEDF.

Para a auxiliar de serviços gerais Andreane Azevedo, mãe da pequena Maria Laura, de cinco anos, aluna da Escola Classe 318 de Samambaia, a mudança trouxe praticidade e tranquilidade.

“É muito bom receber esse auxílio, porque agora ficou bem mais fácil. Antes, a gente precisava ir à costureira para ajustar o uniforme, porque nem sempre vinha no tamanho certo. Hoje, posso ir direto à malharia e pegar o tamanho ideal para minha filha, sem prejuízo para nós e sem que a criança deixe de usar o uniforme”, relatou.

Além de beneficiar diretamente os estudantes, o programa se tornou um importante motor de desenvolvimento econômico nas regiões administrativas. Malharias, confecções e pequenos empreendedores registram aumento significativo na procura.

O supervisor de vendas Pedro Teodoro, que atua com a família no ramo de uniformes escolares, destaca a expansão dos negócios após a implantação do cartão.

“Nosso objetivo é oferecer conforto e qualidade nos produtos e no atendimento. Nossa família já trabalha há mais de 30 anos com confecção de bandeiras e uniformes escolares. Hoje temos duas lojas abertas e, em breve, vamos chegar a quatro unidades, com todos os tamanhos disponíveis e estoque suficiente para atender à demanda”, afirmou.

A empreendedora Tatiane dos Santos| Foto: Victor Bandeira, Ascom/SEEDF.

O incentivo também abriu portas para novos empreendimentos. No Gama, Tatiane dos Santos montou um ateliê no quintal de casa e passou a produzir kits personalizados.

“A demanda foi muito maior do que a gente imaginava. Já temos mais de cem kits em finalização. Começou em casa e virou um trabalho em família. Acreditamos que esse negócio vai mudar a nossa vida”, contou.

Para a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, os resultados demonstram que políticas educacionais bem estruturadas vão além da sala de aula. “O Cartão Uniforme Escolar promove dignidade para as famílias, garante condições adequadas aos estudantes e ainda fortalece o comércio local. É uma iniciativa que gera impacto social e desenvolvimento para a cidade”, ressaltou.

Hélvia Paranaguá: “A Plenarinha foca nas questões da cidadania e mostra para a criança, desde cedo, o valor de ser um cidadão que respeita o outro” | Fotos: Mary Leal/SEEDF

Mais lidas

Cartão Uniforme Escolar muda vidas no DF
O altar profano dos deuses modernos
Martins leva sorriso e dignidade às famílias
...