Iniciativas mostram produtos como nanossatélite, fertilizantes à base de microalgas e plataforma na internet para solicitar faxinas em casa. Feira vai até domingo (27)
A quarta edição da Campus Party Brasília, que vai até domingo (27), conta com a presença de startups do Distrito Federal ,de diversos segmentos, onde o desafio é a inovação. As iniciativas expõem produtos como nanossatélites que vão para o espaço, fertilizantes à base de microalgas e um aplicativo para solicitar faxinas.
O evento começou na quarta-feira (23) e tem espaço para crianças, arena para manusear drones, batalha de robôs e outras várias atividades (veja programação para o fim de semana ao final da reportagem) . A exposição das startups, promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), fica na parte de acesso gratuito – veja abaixo alguns trabalhos.
Nanossatélite
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/B/P/Yf6YXpQWGwv7xleDv3YQ/estudantes-unb.jpeg)
Os estudantes da UnB Victor Tadeu e Leonardo Souza criaram nanosatélites educativos para ajudar outros universitários — Foto: Millena Campello/TV Globo
Estudantes da Universidade de Brasília (UnB) desenvolveram um nanossatélite. Victor Tadeu Ribeiro, de 24 anos, e Leonardo Souza, de 26, montaram uma metodologia educacional com o dispositivo, batizado de Idea Space.
A startup deles tem uma plataforma para que os estudantes construam todo o processo, desde a criação da missão espacial, até as características dos satélites.
“Eles podem montar o plano de acordo com o que escolheram. Temos vários sensores e eles selecionam, de acordo com a missão”, diz Leonardo.
A previsão é que o primeiro nanossatélite da dupla vá para o espaço no próximo ano. Enquanto isso, os sócios já estão negociando com um investidor dos Emirados Árabes, que, segundo eles, se apresentou “para alavancar o projeto”.