Caiado critica PEC da Blindagem e alerta para risco de infiltração do crime organizado na política
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PL), manifestou forte oposição à aprovação da chamada PEC da Blindagem — apelidada de “PEC da Bandidagem” por críticos — que restringe a atuação da Justiça em investigações contra parlamentares e presidentes de partidos.
“Um momento de extrema infelicidade da Câmara dos Deputados”, afirmou Caiado, ao classificar a medida como um retrocesso institucional. Para ele, se a proposta fosse novamente submetida ao plenário, não teria sequer 100 votos favoráveis.
O governador destacou que a liberdade de opinião e de expressão não pode servir de escudo para atos ilícitos. “Sua liberdade não é para praticar atos ilícitos e amanhã querer dificultar com que seja pedido esclarecimentos”, disse.
Caiado também chamou atenção para o risco de facções criminosas utilizarem a blindagem como porta de entrada para o poder político. “O faccionado começa a utilizar a estrutura que ele tem para financiar campanhas eleitorais. Daqui a pouco ele vai financiar o cara para ser deputado e o cidadão vai ficar vestido de uma prerrogativa que é inaceitável”, alertou.
Aprovada na Câmara dos Deputados, a proposta agora segue para análise no Senado, onde ainda deve enfrentar forte resistência de parte da sociedade civil, juristas e governadores contrários à medida.
Ver essa foto no Instagram