A próxima visita dos pets está prevista para terça-feira (28/10)
A intervenção assistida por cães, popularmente conhecida como Pet Terapia, é um método terapêutico que busca complementar a assistência em saúde através da interação com animais, contribuindo para a saúde emocional e social de pacientes. Referência em atendimento humanizado, o Hospital Universitário de Brasília, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), proporciona sessões mensais de Pet Terapia na enfermaria da Unidade de Saúde Mental desde setembro de 2022, em parceria com o Instituto Brasiliense de Intervenções Assistidas por Animais (IBIAA), responsável pelo trabalho com os cães terapeutas. A próxima visita dos pets está prevista para terça-feira (28/10), às 16h.
Segundo a chefe da Unidade de Saúde Mental do HUB, Sílvia Furtado de Barros, a intervenção assistida por cães possui três ramificações: terapia assistida, educação assistida e atividade assistida, que é a modalidade oferecida no hospital.
Os principais objetivos da atividade assistida com cães são oferecer acolhimento emocional e redução de estresse durante o período de internação, estimular o vínculo terapêutico e contribuir para o bem-estar psicológico dos pacientes. “Observamos muitas mudanças nos pacientes desde a implementação desse projeto, como a melhora no humor, a redução de sintomas depressivos e ansiosos, e o aumento da motivação em relação ao tratamento”, observa Sílvia. “Além disso, a presença dos pets contribui para um ambiente de trabalho mais acolhedor e humanizado, também levando alegria e carinho para acompanhantes e profissionais de saúde”, completa.
Os cães que visitam o HUB durante as sessões de Pet Terapia se chamam Cissa, Chico, Magali, Milo e Saphira. Treinados pelo IBIAA para atuar em contextos de saúde, todos são adestrados, vacinados e higienizados. “São sempre os mesmos pets que participam das visitas, em duplas ou trios. Eventualmente, novos animais vêm em fase de treinamento e, após avaliação, passam a integrar o grupo fixo”, explica a psicóloga.
Ainda de acordo com Sílvia, o projeto segue um protocolo criado especificamente pela equipe da saúde mental do HUB, em parceria com o IBIAA, contemplando critérios de segurança, higiene e seleção dos pacientes. “As atividades acontecem em grupo, na própria enfermaria da Unidade de Saúde Mental, com acompanhamento da equipe multiprofissional e dos condutores dos cães. O tempo de duração depende da dinâmica e do estado clínico dos pacientes”, informa.
As últimas sessões do ano estão previstas para 25 de novembro e 30 de dezembro. O projeto de Pet Terapia do HUB conta com autorização da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do hospital.
Rede Ebserh
O HUB-UnB faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.