BRB é provedor de soluções em busca da excelência digital

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O presidente do Banco de Brasília, Paulo Henrique Costa, em entrevista coletiva aos jornalistas da Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno (ABBP) neste sexta-feira (20), afirmou que nesse ano, a atuação do banco foi focada em cinco eixos. O primeiro deles e mais importante foi a governança.

 

Em função de tudo o que aconteceu no início do ano era preciso dar uma resposta para a sociedade, para os órgãos de controle, aos órgãos de investigação para nossas pessoas e os nossos clientes.

Na governança foi trabalhada maior transparência, atuando com os órgãos, inclusive conduzindo um processo de investigação.

“Logo buscamos parcerias com o setor produtivo e foram muitas ao longo do ano. Entre elas da Fibra, Fecomércio, Sesc/Senac, com a Confederação Nacional do Comércio de Serviços e Turismo (CNC), a qual permitiu que fossemos escolhidos como banco preferencial da CNC para a região Centro-oeste. Permitindo buscar as folhas de pagamento do Sesc/Senac em cada um dos estados. Ontem anunciamos uma parceria com a OAB nacional, anteontem tínhamos anunciado uma parceria com OAB do Distrito Federal em que eles vão ter condições específicas, sejam os advogados, a OAB, cada um dos colaboradores que lá trabalham que vai desde empréstimo à redução do preço de serviço ou seja tarifas e até um cartão de crédito específico com a marca da OAB”, informou Costa.

Aliado a essas ações, Costa afirmou ainda que “queremos ser reconhecidos como o banco mais tecnológico da região”.

Segundo Costa, os maiores responsáveis pelos resultados são o “time”. Ou seja, de acordo com ele, tratam-se dos colaboradores do banco que encararam o “desafio de passar por uma mudança” e foi de grandes proporções.

Entre as mudanças, elevar o volume de crédito liberado. E aceitar a tarefa de entregar o sistema de bilhetagem automática em funcionamento. Um divisor de águas no setor de mobilidade que muito atormentou usuários do transporte coletivo público.

“Nunca mais ouviu-se falar de sistema fora do ar. O APP da mobilidade é o mais bem avaliado do Centro-oeste da loja da Apple com a nota de 4,8. A gente saiu de uma instabilidade nessas soluções de TI. Foi para estabilidade que começa com a modernização e inovação e e um processo de construção. Nada se resolve do dia para a noite. Vamos precisar desses quatro anos para realizar toda mudança”, asseverou.

O papel de impulsionamento que o BRB está construindo é de um banco completo. E a meta é que qualquer cliente que vá ao banco tenha suas necessidades atendidas.

Entenda-se clientes desde as pessoas físicas, do sistema público privado, empresas de micro, pequeno, médio porte e empresas de governo. A oferta de produtos é de crédito, serviços, produtos de investimentos, seguridade, incluindo previdência, meios de pagamento e programas sociais.

Provedor de soluções

“Hoje, há 28 ações que envolvem programas sociais ou ações que irão impactar a população diretamente. Outros programas estão vindo, agora com foco na educação para conseguir garantir a melhoria das escolas, para os diretores e para os estudantes. O BRB tem se posicionado como provedor de soluções para a sociedade”, enfatizou Costa. “Acreditamos que uma plataforma de banco bem estruturada tem condições de prestar muitos serviços à população”, completou o presidente do BRB.

Máquina para sacar dólar e euro

As soluções contemplam os mais diversos meios, desde agência, telefone, APP, celular, os correspondentes bancários, às máquinas de auto-atendimento e às agências. “Há pouco mais de duas semanas, o BRB lançou as primeiras máquinas de auto-atendimento para saque em dólar e euro aqui em Brasília e em oito cidades. Recomendo que vão lá testar. Não precisa sacar muito”, brincou ele.

Sede por inovação

A imagem que Costa quer para o BRB é a da inovação, banco mais moderno que resolve as necessidades e problemas do dia dia do correntista.

Entre as mudanças visando ao cliente, o BRB reviu taxas de consignado, de cheque especial, de crédito mobiliário. Ainda o BRB oferece 10% de desconto no seguro de veículo sobre o qualquer preço que o cliente levar ao gerente. Além do desconto, parcela em 10 vezes com o cartão BRB.

“Queremos que o cliente perceba esse valor também, que a gente cobra um preço justo e que a gente tem sempre as melhores taxas. A taxa do cheque especial tem taxas a partir de 3,5%, há mais de quatro meses. Muito antes de o Banco Central se movimentar, anunciar a mudança da regulamentação da concorrência baixar a taxa de juros a gente já trabalhava com essa a partir dessa taxa”, afirmou Costa.

Crescer digitalmente

Segundo Costa a meta é crescer nacionalmente digitalmente. A tendência de tarifa zero e juros baixos também é uma oportunidade para o BRB, que tem dado descontos, feitos pacotes de tarifas cada vez melhores.

“Vamos ter muitas novidades o ano que vem, tarifas que são convertidas em recargas de celular, pagamentos de seguros. Ou seja, um conjunto de outras coisas em que o cliente perceba valor e na verdade não sinta na avaliação dele que ele está pagando uma tarifa que eventualmente não traz nenhum benefício para ele. O BRB irá converter esses pagamentos em produtos específicos”disse Costa. “No caso da pessoa jurídica já temos tarifa de conta corrente que a pessoa jurídica faz e que isenta do pagamento do aluguel da maquineta do cartão de crédito”, complementou ele.

Desenvolvimento regional

O processo de expansão do banco tem setores específicos em que se trabalhará. Sobre o microcrédito, crédito imobiliário, crédito rural, para infraestrutura são setores, produtos em que o BRB vai se concentrar muito nesse rumo de regionalização do banco.

Ao longo desse ano, foram realizadas entregas importante em termos de ações por parte do BRB. Tais como o reforço do papel do banco como instituição pública; como banco de desenvolvimento que vai além de Brasília em meio à reestruturação.

O governador Ibaneis, lembra Costa, desde o início do mandato, disse que queria uma gestão técnica do BRB, não fez indicação de nenhum nome na diretoria e “deu espaço para que a gente pudesse trabalhar”.

O presidente do BRB agradeceu a cada secretário do GDF, residente, diretor de estatal que acreditou no BRB e que “deu oportunidade de oferecer os nossos produtos e serviços. E fazendo com que o BRB seja uma importante instituição nessa engrenagem de governo”.

O BRB também, no processo de mudança na governança fez auditoria forense, lançou um novo estatuto. Em setembro, lançou o programa de integridade, que estabelece um conjunto de regras da atitude de cada servidor, no relacionamento com fornecedores. Ainda foi revisto o elenco de normas internas para apertar e ajustar a conduta esperada de todo mundo, além da revisão na política de crédito.

Além do sistema de bilhetagem automática, cujos problemas foram sanados, o BRB lançou o Cartão Material Escolar. Costa revelou que diversos estados o tem procurado para levar o sistema do cartão para lá. “Ou seja, gostaram da solução implantada no Distrito Federal”, disse Costa.

Sem perder o fôlego, o presidente do BRB ainda citou a revitalização do centro de atendimento ao turista, o programa Feira Legal, no qual os feirantes serão cadastrados para encaminhá-los ao acesso às linhas de crédito, abrindo um posto de atendimento em cada uma das feiras.

E também o projeto Brasília Capital do Basquete que fez com que o BRB começasse a patrocinar desde um time local que tem formação forte na formação de atletas de base do Cerrado, passando pelo Brasília, chegando ao Flamengo.

“Incentivando o esporte que ensina disciplina, tira as crianças das ruas, que afasta de drogas, que melhora a saúde, que traz a esperança de um futuro melhor para quem precisa chegando até a seleção”, justificou.

O Natal Monumental não escapou do patrocínio do BRB e a importância para cidade é significativa. Costa narrou que lá as pessoas com as famílias circulam, aplaudindo quando a fonte entra em funcionamento próximo à torre de TV. Costa ressalta que é um dos espaços fechados há muito tempo.

“Para a população é fantástico. E na verdade é papel do banco que é daqui apoiar isso, ajudar a transformar a vida das pessoas”, frisa o presidente.

Costa lembrou também que o BRB é o primeiro banco no Brasil em que um cliente que tiver que financiar um crédito imobiliário em que o BRB financiou a obra ou tem um relacionamento ou um convênio com a construtora, o cliente não fornece nenhum documento.

Segundo o presidente do BRB, o cliente chega com a proposta de compra e venda com o intuito de comprar uma unidade de tal construtora assina a declaração de saúde e a operação está aprovada. A dinâmica é muito simples.

No passado, contou Costa, levava 60 dias para contratar, hoje o prazo é dez 15 dias. A meta é, até o final do ano que vem contratar todas as operações de crédito imobiliário em até cinco dias úteis.

Dentro do pacote benefícios do BRB consta o cartão Sou Mais Mulher, que ajuda o empoderamento feminino, a independência num momento que é importante em relação à questão do feminicídio.

“Sabemos que a principal causa da permanência das mulheres numa relação inadequada é a dependência financeira. Lá no posto de trabalho e de atendimento da rede Sou Mais Mulher de Taguatinga o banco está presente, oferece consultoria, ensina como fazer um plano de negócio, como tomar um operação de crédito.

Também há o microcrédito orientado, que não foi anunciado mas já estava em funcionamento e tem umas três semanas em fase de teste e no ínício do ano será anunciado formalmente.

Lucro

O BRB registrou lucro em setembro de R$ 283 milhões essencialmente obtido com o resultado operacional do banco. O crescimento das operações de crédito, de seguros, de cartões é que fazem com que esse resultado de fato aumente.

Olhando para 2020

Segundo Costa, dizem que o próximo ano é da reinvenção e o objetivo do BRB é que ao final de 2020 olhe-se para trás e ninguém reconheça mais o BRB, inclusive nem no final desse ano.

“Ou seja a gente quer ser mais ágil, mais moderno. Queremos que essas mudanças e a digitalização do banco seja percebida por todo mundo. Devemos abrir 15 agências no ano que vem. Reformaremos outras 50 agências para que também reflita no conforto para o cliente esse novo momento do banco.

De acordo com Costa, para se reinventar, o BRB pretende continuar o processo de modernização por meio a utilização digital. Além disso, aumentar a eficiência operacional. A necessidade e crescer tem como função precípuo dar continuar toda a estratégia de aumento e relevância o bano. Bem como se expandir e diversificar os negócios, aumentando a carteira de clientes. E ao mesmo tempo indo para outros estados e lançano um rol de produtos.

“Como a gente disse antes, na primeira conversa, vocês vão ter muita novidade, vocês vão se acostumar com esse BRB que se reinventa, que traz elementos novos, um jeito novo de fazer as coisas, que impacta a população, que contribue para o alcance das metas do GDF e princialmente que ajuda a mudar a realidade do Distrito Federal. Não só junto ao setor produtivo, mas junto a cada uma das pessoas e as famílias”, concluiu Paulo Henrique Costa.

Veja abaixo, em primeira mão, vídeo da campanha de final de ano do BRB:

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