Brasília Inspira Poesia lança segunda antologia nesta quarta-feira (17)

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
Foto: Arquivo/Agência Brasil
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

O projeto Brasília Inspira Poesia (Bip) lança nesta quarta-feira (17), às 19h30, a segunda antologia poética que celebra a produção literária do Distrito Federal e Entorno. O evento, que acontece no Espaço Pé Direito, na Vila Telebrasília, terá entrada gratuita e contará com a participação de autores da coletânea, além de apresentação musical da banda Bip.

Idealizado em 2018 por professoras da rede pública e financiado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC), em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, o projeto nasceu com a proposta de mapear territórios não hegemônicos da literatura local e tornar a produção artística mais acessível.

Nesta edição, a antologia reúne 45 autores de 19 regiões administrativas, compondo um retrato das múltiplas “Brasílias” que formam o território. As poesias abordam desde expressões culturais e artísticas até os desafios socioeconômicos vividos pela população. A obra traz ainda ilustrações da artista plástica Carli Ayô.

Para o secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Claudio Abrantes, o projeto fortalece a diversidade cultural.

“Apoiar projetos como este é reafirmar o compromisso da Secretaria de Cultura e Economia Criativa em fortalecer os talentos locais, valorizar as expressões das periferias e aproximar a arte do cotidiano das pessoas. É assim que construímos uma cultura mais democrática e representativa no Distrito Federal”, destacou.

Além do lançamento, o Bip promove uma série de saraus em escolas públicas do DF, entre setembro e outubro. Os colégios participantes receberão exemplares da coletânea, que também será distribuída em bibliotecas públicas e universidades com cursos de Letras.

Segundo a professora Dani Gauche, idealizadora do Bip, a iniciativa busca aproximar os estudantes de narrativas que dialogam com suas realidades.

“A literatura se torna mais real quando os alunos se veem representados em histórias que falam sobre os lugares que eles conhecem, para além da Brasília do Plano Piloto”, afirmou.

Programação dos saraus (entrada gratuita, classificação livre)

  • 17/9 – Espaço Pé Direito, Vila Telebrasília, às 19h30

  • 25/9 – CED 02 do Cruzeiro, às 10h

  • 26/9 – CEM JK, Candangolândia, às 11h

  • 08/10 – CEF 01 do Planalto, Vila Planalto, às 16h

  • 08/10 – CEMUB, Núcleo Bandeirante, às 20h

Mais lidas

Orgulho do DF: talentos do Senac rumo ao Rio
Mutirão contra o lixo no Sol Nascente/Pôr ...
Ceilândia na palma da mão com o app eGDF
...