Uma forma de expressão antiga, o acróstico, foi a escolhida pelo Tudo OK Notícias para homenagear Brasília na data de aniversário dos 61 anos, que, apesar da pandemia do Covid-19, não pode e jamais passará em branco.
Balzaquiana que encanta a todos, quando a conhece na intimidade. Muita diversidade de culturas mescladas em regiões com marcas fortes de cada canto do País.
Radiante, quadradinho emoldurado pelo céu, que de tão belo leva alcunha de “mar de Brasília”, com pôr do sol deslumbrante.
Arquitetura reconhecida mundialmente, fruto das privilegiadas mentes de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, ponto turístico obrigatório dos participantes do turismo político e cada vez mais procurada pelos brasileiros.
Sonho de Juscelino Kubitscheck, que trouxe progresso ao Planalto Central, e de muitos que vêm em busca de realizações de projetos profissionais e pessoais e alcançam mudando a vida de patamar em diversos setores.
Ícone nacional, entre outros, da produção cultural. Na música, começaram aqui Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, Capital Inicial e Raimundos. Além de muitos atores de teatro, cinema, de TV. Comediantes, tais coo Melhores do Mundo G7. Incentivo à música protagonizada pelas escolas de música e o Clube do Choro e produtores culturais. Sem esquecer de poetas, escritores, grande gama de artistas independentes de diversas áreas, verdadeiros heróis da resistência tais como repentistas, cantadores de embolada ou coco de improviso, forrozeiros, grupos de quadrilhas juninas e hapers. Elencar todos que marcam a identidade da cultura brasiliense é tarefa difícil dada a grande quantidade de protagonistas culturais brasilienses.
Lago Paranoá, criado para amenizar as altas temperaturas e umidade baixa, em princípio, que se transformou em uma opção de lazer e esportes náuticos, com a segunda frota de barcos nacional. Point da população que oferece, na orla, lazer para todos, culinária, diversão, entretenimento, shoppings no Lago Norte e Lago Sul. Além da tradicional Praça dos Orixas junto à Prainha do Lago Sul e a Prainha do Lago Norte.
Igrejas católicas, protestantes, terreiros de cultos entre outras manifestações religiosas afrodescendentes. São locais que fazem parte do turismo da cidade e a vida religiosa, destacando Ermida Dom Bosco, Catedral Metropolitana de Brasília. Além do ponto de encontro de diversas manifestações afros, a Praça dos Orixás.
Apaixonante para muitos que nasceram e aqueles que escolheram morar em Brasília, Terra de superação, de espaço aberto, amplidão, com seus parques revigorantes. De diversidade da população e também dos Ipês, arvores frutíferas, flora abundante e vegetação do cerrado, que oxigenam Brasília.

Parabéns pelos 61 anos pela cidade que já passou dos sessenta, mas ainda é muito jovem.
Fotos: Davidson Courlan
#courlan
@davidsoncourlan
61.99138–7517