Bolsonaro participa pela primeira vez de reunião de cúpula do Mercosul

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

Brasil assumirá pelos próximos seis meses a presidência rotativa do bloco econômico

 

O presidente Jair Bolsonaro viaja nesta quarta (17) para participar pela primeira vez de uma reunião de cúpula do Mercosul. A 54ª Cúpula de Chefes de Estado acontece em Santa Fé, na Argentina.

Este também é o primeiro encontro entre os líderes dos países que formam o Mercosul após o acordo com a União Europeia, anunciado no último mês durante o G20, em Osaka, no Japão. O acordo está em fase de análise técnica e jurídica e precisará ser aprovado pelo parlamento de todos os países envolvidos para que entre em vigor.

Na reunião, o Brasil assumirá, pelos próximos seis meses, a presidência rotativa do bloco econômico formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. A Venezuela também era membro do grupo, mas foi suspensa há dois anos por descumprimento de acordos e tratados de adesão ao bloco.

Na presidência, o Brasil tentará reduzir as Tarifas Externas Comuns (TECs), aplicadas na comercialização de produtos entre os membros do bloco. O objetivo das TECs era, inicialmente, proteger as indústrias dos países que fazem parte do Mercosul. No entanto, as tarifas acabam prejudicando acordos comerciais com outros países.

Mais lidas

Ibaneis Rocha mantém alta aprovação no DF,...
Wellington Luiz destaca parceria por reajuste
Sesc-DF leva prevenção do câncer de prósta...
...