Bolsonaro edita decreto que facilita aprovação de medidas eleitorais

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
O presidente da República, Jair Bolsonaro, é entrevistado no programa A Voz do Brasil.
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

 

 

O presidente editou um decreto que determina que a Advocacia-Geral da União (AGU) dê a palavra final se atos do governo neste ano ferem ou não a legislação eleitoral. Até então, eram as consultorias jurídicas dos ministérios que davam os pareceres sobre adequações dos atos às normas jurídicas.

 

A medida vem num momento em que o governo tenta ampliar programas sociais como o auxílio-brasil e vale-gás e a criação de um novo abono, o voucher caminhoneiro de mil reais.

A lei eleitoral impede a criação de novos benefícios sociais em ano de eleições. O decreto foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira e diz que compete ao Advogado-Geral da União emitir parecer sobre a constitucionalidade e a legalidade de propostas de atos normativos a ele submetidas; e os tópicos em propostas de atos normativos que gerem dúvidas quanto as normas de Direito Eleitoral e de Direito Financeiro, no último ano do mandato presidencial. (CBN)

Mais lidas

PMGO inaugura 2º Curso de Cinotecnia e Ope...
Senac-DF abre 15 vagas em cursos de Tecnol...
Câncer de mama: prevenir é o melhor caminho
...