Bolsonaro assina parecer que concede paridade a servidores aposentados da Polícia Civil do DF, da PF e da PRF

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

 

Medida significa que, caso servidores da ativa recebam reajuste, aposentados também terão aumento. Servidores também terão direito ao benefício integral; policiais legislativos estão inclusos.

 

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) assinou, nesta quarta-feira (17), parecer da Advocacia-Geral da União (AGU) que concede a policiais civis do Distrito Federal e da União aposentadoria integral e paridade com os servidores da ativa.

A medida já estava prevista na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 06/2019, promulgada em novembro do ano passado, que alterou o regime de previdência dessas categorias. No entanto, dependia da publicação de parecer pela AGU. A norma vale para os servidores que ingressaram nas corporações até a data de publicação da PEC.

Na prática, os policiais que se aposentarem vão ter direito a receber o mesmo salário que tinham quando estavam na ativa. Além disso, terão direito aos mesmos reajustes concedidos a colegas ainda em atividade. A medida beneficia:

  • Policiais civis do DF;
  • Policiais federais;
  • Policiais rodoviários federais;
  • Policiais legislativos.

Mudanças na aposentadoria

Promulgada em novembro do ano passado, a PEC 06/2019 alterou o regime de previdência dos policiais civis do DF e da União. A norma instituiu idade mínima de 55 anos para aposentadoria dos servidores, homens e mulheres.

Além disso, mudou o tempo de contribuição necessário. Para os homens, passaram a ser necessários 30 anos de contribuição, com no mínimo 20 anos em trabalho estritamente policial. Já no caso das mulheres, é preciso ter 25 anos de contribuição, com 15 anos de tempo estritamente policial. (G1)

Mais lidas

Senac DF abre inscrições para cursos em 2026
Caiado amplia segurança com novas bases aé...
Hungria: Um gesto que reacende a vida
...