Base de Temer quer pressa, e Moraes pode ser sabatinado na quarta

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

O senador Eduardo Braga (PMDB-AM), relator da indicação de Alexandre de Moraes para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que é possível que a sabatina aconteça já na próxima quarta-feira.

Braga justificou a antecipação com base em uma questão de ordem apresentada em 2015 para a sabatina do ministro Edson Fachin. De acordo com o senador, à época, a Mesa Diretora do Senado entendeu que o pedido de vista do relatório pode durar de um a cinco dias úteis e não obrigatoriamente cinco dias úteis completos.

Desta forma, após a leitura do relatório, que está marcada para esta terça-feira, o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), senador Edison Lobão (PMDB-MA), que é investigado na Operação Lava Jato, deve conceder apenas 24 horas para o parecer ser analisado e marcar a sabatina para o dia seguinte.  Tanto Braga quanto Lobão são da base de apoio ao presidente Michel Temer (PMDB), que indicou Moraes para o Senado,

O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) se irritou com a tentativa de antecipação.  “Isso é sério. Não dá para pedir calma à oposição agindo desta forma. Se o senador Lobão convocar essa sabatina para amanhã, eu vou pedir a renúncia dele. É um absurdo”, afirmou.

Parecer

Braga apresentará à CCJ parecer favorável à indicação de Moraes ao STF. Na semana passada, ao ser escolhido como relator, o senador elogiou Moraes, sob o argumento de que ele tem “trajetória acadêmica, é um constitucionalista reconhecido e conhece bem o poder público”. Na ocasião, Braga minimizou o vínculo político do ministro licenciado, que é próximo do presidente Michel Temer e do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB).

(Com Estadão Conteúdo)

Mais lidas

Ceilândia terá audiência pública sobre nov...
Raphinha denuncia racismo contra filho na ...
Caiado recebe maior honraria concedida pel...
...