Aumento gradual de impostos para veículos elétricos e híbridos no Brasil

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e o futuro ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, durante anúncio de novos ministros que comporão o governo.
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

 

 

Governo planeja aumento gradual de impostos para veículos elétricos e híbridos no Brasil

 

 

O presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), que também lidera o Ministério da Indústria e Comércio, anunciou que o governo está elaborando um decreto para aumentar os impostos de importação de veículos elétricos e híbridos. No entanto, esclareceu que a taxa de 35% será implementada gradualmente entre 2026 e 2028, exclusivamente para as marcas que não investirem em fábricas no Brasil.

 

O objetivo declarado é preservar empregos na indústria nacional e incentivar investimentos internos. A portaria abrange tanto modelos híbridos quanto elétricos, incluindo os chamados plug-ins. Veículos elétricos de transporte receberão um tratamento diferenciado.

 

Alckmin detalhou que os híbridos terão um aumento de 15% nos impostos a partir de janeiro, aumentando para 25% em 2024, 30% em 2025 e atingindo 35% em 2027. Já os carros exclusivamente elétricos enfrentarão uma taxa adicional de 10% a partir de janeiro de 2024, com ajustes anuais até alcançar os 35% em quatro anos.

 

Marcas que investirem em fábricas no Brasil não sofrerão aumento nos impostos, enquanto aquelas que não o fizerem terão quotas de importação com tarifa zero, buscando equilibrar a competição no mercado automotivo nacional.

 

 

Com informações Diário do Poder

Mais lidas

Últimos dias da Black Friday ASTCU 2025!
Preso no Paraguai, Silvinei Vasques segue ...
Robôs suíços ajudam crianças com câncer a ...
...