Audiência Pública vai discutir infestação de carrapatos na orla do Lago Paranoá

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

 

 

Convocação do vice-presidente da CLDF, Ricardo Vale (PT), ocorre após a suspeita de ocorrência do primeiro caso de febre maculosa na capital federal

 

 

O Vice-Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), deputado Distrital Ricardo Vale (PT), protocolou nessa terça-feira (12) um requerimento convocando Audiência Pública para o próximo dia 28 com a finalidade de discutir a infestação de carrapatos na orla do Lago Paranoá e as implicações dos parasitas na saúde pública do DF. O pedido ocorre após a suspeita do primeiro caso de febre maculosa na Capital Federal, registrado esta semana e em análise pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

 

 

A Secretaria de Saúde aguarda o resultado final para se posicionar e apresentar as medidas sanitárias cabíveis. Entretanto, ainda no início de agosto, o distrital havia pedido informações aos órgãos ambientais do DF sobre quais as medidas preventivas foram adotadas contra as doenças causadas pelos carrapatos identificados na orla do Lago Paranoá. A solicitação de esclarecimentos foi destinada à Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal (Sema-DF) e ao Instituto Brasília Ambiental (Ibram-DF), em virtude da intensificação da presença de capivaras — principais hospedeiros de carrapatos — na orla do lago no período agudo da seca.

 

 

Em resposta, o IBRAM informou que o Distrito Federal não é uma área endêmica para febre maculosa e dados do Ministério da Saúde constatam que nos últimos 20 anos, não foi identificado nenhum óbito por febre maculosa na região. “Com a notícia de um possível caso, precisamos nos antecipar a uma eventual crise sanitária e tranquilizar a população sobre o cenário local e os cuidados que devem ser tomados rotineiramente”, afirma Vale. O distrital também afirma que além dos seres humanos, pets podem ser picados pelos carrapatos e a população precisa estar orientada.

 

 

Serviço:
Audiência Pública para debater a infestação do carrapato estrela na Orla do Lago Paranoá
Dia: 28/9
Horário: 9h30
Local: Sala de Comissões da Casa

 

SEI_CLDF – 1292922 – Ofício (IBRAM)

Resposta do IBRAM

Resposta IBRAM Capivaras

 

Mais lidas

Prisão domiciliar de oito condenados por t...
Toffoli confirma presença de diretor do BC...
Bolsonaro fará novo procedimento para cont...
...