Audiência pública debate proteção a idosos

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
Foto: Divulgação
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

 

Promovido pela Subseção Riacho Fundo I, II e Recanto das Emas da OAB-DF, evento ocorre no Centro de Ensino Médio Integrado do Cruzeiro

 

Com o objetivo de colocar intensificar a proteção e a garantia de direitos, o Cruzeiro recebe a Audiência Pública contra a violência aos nossos idosos. O evento ocorre no Centro de Ensino Integrado do Cruzeiro (Cemi), a partir das 9 horas deste sábado (30). O intuito é reunir o poder público, a sociedade civil e demais autoridades em torno desse importante debate.

Promovida pela Comissão de Defesa dos Idosos da subseção do Riacho Fundo I e II e Recanto das Emas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a audiência pública integra as ações do Fórum Permanente 60+ e conta com o apoio da Administração Regional do Cruzeiro.

Além do debate, outras ações estão programadas para o evento, como atendimentos psicológicos e jurídicos individualizados por profissionais especializados. Um time de profissionais da área de saúde vai fazer teste de glicemia, aferição de pressão arterial e outros serviços correlacionados.

Aumento nos casos registrados
Em 2024, o Distrito Federal registrou um preocupante aumento nos casos de violência contra pessoas idosas, com um total de 21.222 violações reportadas ao longo do ano, segundo a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH). Esse número representa um salto significativo em relação a 2023, quando foram contabilizadas 17.572 denúncias.

Dentre os tipos de violação, destacam-se casos de abandono e maus-tratos, que saltaram de 7.693 em 2022 para 12.932 em 2024 — um aumento de 68%, conforme dados oficiais do Ministério dos Direitos Humanos.

Adicionalmente, os registros junto ao Disque 100 e à Polícia Civil revelaram 1.705 denúncias de violência (física, psicológica, financeira e negligência) entre janeiro e o início de junho de 2024, um crescimento de 30% em relação ao mesmo período de 2023, quando foram registradas 1.195 denúncias.

 

Audiência Pública contra a violência aos nossos idosos

Centro de Ensino Integrado do Cruzeiro (Cemi)
Sábado (30)
A partir das 9 horas

Mais lidas

Jovens esvaziam seus feeds em busca de pri...
Grupo de apoio em hospital fortalece homen...
4ª Feira de Acessibilidade do DF amplia pr...
...