Crime teria relação com disputa pelo tráfico de drogas; outras três pessoas ficaram feridas. Governador Elmano de Freitas lamenta tragédia e anuncia reforço policial
Um ataque a tiros deixou dois alunos mortos e outros três feridos na manhã desta quinta-feira (25) na Escola Estadual Luís Felipe, em Sobral, no interior do Ceará. O crime ocorreu no horário do intervalo, quando dois homens passaram atirando da calçada, através da grade da escola.
As vítimas fatais tinham 16 e 17 anos e foram atingidas no estacionamento do colégio. Os estudantes feridos foram socorridos e levados para a Santa Casa de Misericórdia, mas o estado de saúde deles não foi informado.
De acordo com a Polícia, foram encontradas drogas e uma balança de precisão com um dos adolescentes assassinados dentro da unidade. Há indícios de que o estudante baleado estaria vendendo entorpecentes no local. A investigação aponta que o ataque foi motivado por disputa de tráfico de drogas e não por um atentado extremista, como os ocorridos em Realengo (RJ, 2011), Suzano (SP, 2019) e Blumenau (SC, 2024).
Manifestação do governador
O governador Elmano de Freitas (PT) lamentou a tragédia nas redes sociais e prometeu rigor nas investigações.
“Recebi com indignação e profundo pesar a informação da morte de dois adolescentes e outros três baleados numa escola de Sobral, um fato gravíssimo e intolerável. Além de reforço policial em toda a região para capturar os criminosos, determinei a ida da cúpula da Segurança Pública ao município para a adoção de todas as medidas que forem necessárias. Externo minha solidariedade aos familiares e amigos das vítimas desse ato tão cruel”, escreveu.
Violência em Sobral
Sobral figura entre as cidades mais violentas do Brasil. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, ocupa a 12ª posição, com taxa de 59,9 homicídios por 100 mil habitantes. Outros quatro municípios cearenses também estão entre os 20 mais violentos do País: Maranguape (1º), Caucaia (8º), Maracanaú (9º) e Itapipoca (11º).
O Atlas da Violência 2024, elaborado pelo Ipea e pelo Fórum de Segurança Pública, aponta a atuação de quatro facções criminosas no Ceará: Primeiro Comando da Capital (PCC), Comando Vermelho (CV), Guardiões do Estado (GDE) e Massa Carcerária. Em Sobral, há predomínio do CV, em confronto com integrantes do GDE.
Apesar da escalada de violência, Sobral ganhou notoriedade nos últimos anos por seu desempenho na educação básica. O município alcançou Ideb de 9,6 no ensino fundamental, um dos maiores índices do Brasil, especialmente em alfabetização.
Canais de denúncia
A população pode repassar informações que auxiliem nas investigações pelos seguintes canais:
-
Disque-Denúncia 181, da Secretaria da Segurança Pública
-
WhatsApp (85) 3101-0181 (aceita mensagens, áudios, fotos e vídeos)
-
1ª Delegacia de Polícia Civil de Sobral: (88) 3677-4291
O sigilo e o anonimato dos denunciantes são garantidos.