Evento reúne procuradores, advogados, autoridades públicas e representantes da sociedade civil em defesa da paternidade ativa e da igualdade de gênero
Nesta sexta-feira (29), a partir das 11h30, o Restaurante Comunitário de Arniqueira, será palco da ação “Agosto Lilás dos Homens de Honra”, iniciativa que busca a ressignificação do papel masculino na sociedade e a valorização da paternidade responsável, como forma de prevenir e combater a violência contra mulheres e meninas.
O evento faz parte da programação do Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e ao enfrentamento da violência doméstica e familiar. A ação é organizada pelo Instituto Laço Branco Brasil, com apoio de órgãos do Governo do Distrito Federal e da sociedade civil.
A solenidade contará com a presença de importantes autoridades, entre Daniel Picollo Catelli, Procurador Federal; Cel Ferro, representante da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSPDF); Cel da Reserva Lima Filho, os advogados Israel Ferreira Costa e Flávio Glucci;
Telma Rufino, Administradora Regional de Arniqueira.
Para a fundadora do Instituto Laço Branco Brasil, Patrícia Zapponi, a mobilização é um passo fundamental para envolver os homens na luta contra a violência de gênero. “Queremos mostrar que o combate à violência contra mulheres e meninas não é uma responsabilidade exclusiva delas. É preciso que os homens assumam seu papel na construção de uma sociedade mais justa, respeitosa e protetiva. Ser um homem de honra é dizer não à violência e sim ao respeito e à paternidade responsável”,destaca Patrícia.
Uma luta de toda a sociedade
O evento reforça o lema “Seja um Homem de Honra – Diga NÃO à violência contra mulheres e meninas” e trará debates sobre masculinidade positiva, paternidade ativa e a importância do engajamento masculino no enfrentamento à violência doméstica.
A campanha também ecoa a hashtag #NãoSeCale, lembrando que o silêncio não pode ser cúmplice da violência.
📌 Serviço
Evento: Agosto Lilás dos Homens de Honra
Data: 29 de agosto de 2025 (sexta-feira)
Horário: A partir das 11h30
Local: Restaurante Comunitário de Arniqueira–