Abrindo a programação do mês das crianças, o maior festival de cinema de animação da América Latina traz a Brasília um mostra especial. A partir desta quinta-feira, o Centro Cultural Banco do Brasil recebe o circuito itinerante do festival Anima Mundi.
Títulos clássicos de filmes nacionais e internacionais de diretores consagrados integram a grade de programação, formada por 36 filmes, entre eles o brasileiro O Projeto do Meu Pai, de Rosária Moreira; o inglês Manipulação, de Daniel Greaves; e o alemão O Presente, de Jacob Frey.
No dia 12 de outubro, o festival exibe apenas filmes voltados para o público infantil e as sessões são gratuitas. Na programação especial, o americano Chocante, de Hee Won Ahn; o alemão Chika, o Cachorro do Gueto, de Sandra Schießl; o holandês Juntando Cabeças, de Job, Joris & Marieke; além dos brasileiros A Primeira Flauta, de Ricardo Poeira e Simon Brethé; Diário de Areia, de Isadora Morales; e Por Que Vemos Colorido?, de Marcela Werkema e Fabiano Bomfim.
“Sempre pontuamos que animação é uma linguagem para todas as idades, não só para as crianças”, destaca Marcos Magalhães, cineasta premiado, fundador e curador do Anima Mundi. Ainda assim, em Brasília vão ter sessões especiais destinadas às crianças, em razão da comemoração do dia dos pequeninos. “Estamos comemorando várias coisas: aniversário do CCBB, Dia da Criança, os 25 anos de festival e os 100 de animação brasileira”, resume Marcos.
Para celebrar os 25 anos, o Anima Mundi traz para a capital uma retrospectiva dos anos de festival. Produções da Argentina, Suíça, Estados Unidos, Portugal, França completam a programação da mostra em Brasília. Além do longa-metragem convidado desta edição, o uruguaio Selkirk, o Verdadeiro Robinson Crusoé, de Walter Tournier.
SERVIÇO
Anima Mundi
- De quinta a 12 de outubro.
No Centro Cultural Banco do Brasil (Setor de Clubes Esportivos Sul), de terça a domingo, das 9h às 21h. Ingressos a R$ 5; entrada franca no dia 12. Informações: 3108-7600. Classificação indicativa varia de acordo com o filme.