Não importa o tamanho da adversidade, não se defenda, enfrente-a, pois ao encararmos a tempestade, saberemos que não haverá limites para conquistarmos os objetivos.
Acredite, é na adversidade que se evolui, podemos exemplificar o momento da pandemia do COVID19, em que fomos surpreendidos e enquanto alguns reclamavam, outros recuavam, uma boa parcela se reinventou e hoje relatam como venceram.
Venceram porque enfrentaram o momento, mesmo com a incerteza não desistiram, persistiram e com a mudança de mentalidade inovaram, pois não estavam preocupados com o sucesso, mas com a sobrevivência do momento e isso motivou o enfrentamento a todos obstáculos encontrados.
Se precisa recuar então recue, mas com o objetivo de avançar, pois na pandemia quem não entedia de algum método buscou conhecer e desse modo venceu a batalha, alguns se defenderam e usaram a pandemia de subterfugio ao fracasso.
A dor é inevitável, mas o sofrimento é uma escolha, por isso devemos persistir e o começo é pela mudança de mentalidade, com uma boa gestão do tempo e das emoções para facilitar o desenvolvimento das diversas habilidades que possuímos, mas que na maioria das vezes estão adormecidas.
As vantagens da adversidade são várias e podemos aplicá-las a cada dia em diversos momentos, aplicando o aprendizado as facetas da vida, seja no campo físico, mental, profissional ou emocional. Teste e se surpreenderá, ninguém é seu concorrente, você é seu maior desafio, então se conheça e romperá todas as barreiras e obstáculos que acredite existir, seja você e não um personagem.
Vire a página, desperte o que há de melhor em você e apresente a sua melhor versão, não para os outro, mas para si próprio. A mudança deve ser interior, pois o reflexo é apenas um reflexo do interior, conforme o dito popular, “o exemplo arrasta”, seja exemplo para você e terás um ambiente tranquilo com grandes chances de vitórias.
O grande líder é aquele que enfrenta as adversidades, a vitória é apenas a consequência, não importa o tempo para conquistar seus objetivos, o importante é que esteja convicto de estar na trilha correta, não temas, pois o medo, a dor, a injustiça e o desconforto são os motivadores mais importantes e poderosos para suas conquistas.
Enfim, nada é fácil e as grandes conquistas foram seladas de grandes batalhas e na maioria das vezes com grandes perdas, mas é preciso entende os princípios, da escolha, da renúncia e principalmente da fidelidade. Ou seja, ao escolher algo, terás que renunciar algo e por conseguinte, a escolha só se consumará se fores fiel a renúncia.
Por Aderval Andrade