A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) lançou o Boletim Quinzenal de Monitoramento de Chuvas Urbanas, uma nova iniciativa da Superintendência de Drenagem Urbana (SDU), com dados produzidos pelo Sistema de Monitoramento de Chuvas Urbanas do Distrito Federal (SIMCURB).
O boletim reúne informações coletadas por 42 estações de monitoramento do SIMCURB, distribuídas pelo Distrito Federal, e tem como objetivo informar a população, apoiar o planejamento da drenagem urbana e contribuir para a prevenção de alagamentos e outros impactos causados pelas chuvas.
Na primeira edição, os dados mostram que dezembro de 2025 registrou mais chuva do que dezembro de 2024, com acumulado de 250,8 mm, frente aos 224,3 mm do ano anterior. Para janeiro de 2026, a média do mês dos últimos 03 anos foi de 261,4 mm de chuva. Até o momento, foram registrados 48,6 mm, o que representa 18,6% do esperado para o mês, sem registro de secas ou alagamentos.
O boletim também apresenta um ranking das regiões administrativas onde mais choveu. Em janeiro de 2026, o Gama aparece como a região com maior volume acumulado até agora, seguido por Planaltina, Lago Sul, Sudoeste e São Sebastião.
Com periodicidade quinzenal, o novo boletim reforça o compromisso da Adasa com a transparência, o monitoramento das chuvas, a gestão da drenagem urbana e a segurança da população do Distrito Federal.
Veja o boletim abaixo:

Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI)
Ir para o conteúdo





