Administração de Ceilândia apresenta plano de combate à dengue

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

 

Mobilizar a população e órgãos públicos da região e difundir as ações já em andamento no combate ao mosquito são os temas da reunião com várias autoridades presentes.

 

Por Josiel Ferreira e Maurício Nogueira

Nesta manhã terça-feira (10), o administrador de Ceilândia, Marcelo Piauí, realiza a Apresentação do Plano de Enfrentamento  da Dengue 2020. O local é o Centro de Ensino Médio 02 de Ceilândia – St. M QNM 14 – Ceilândia.

O foco é mobilizar a população e órgãos públicos da Ceilândia para as ações que estão sendo adotadas no combate a dengue, disse Piauí durante discurso.

O administrador ressaltou que Ceilândia é a cidade mais importante do Distrito Federal. “O governador tem pedido e nós vamos cumprir. Cuidar de Ceilândia e melhorar a qualidade de vida das pessoas que moram em Ceilândia”. Ele convocou toda a população para entrar de cabeça na campanha cujo o slogan é “Todos contra a Dengue”.

Em seguida, a subsecretária de Políticas Públicas, Meire Mota, ao se manifestar parabenizou o administrador Piauí, e destacou que a reunião demonstra a importância que o governo Ibaneis Rocha dá para a saúde pública e as políticas públicas de combate à dengue.

“Estamos saindo dos gabinetes e indo às cidades, mostrando que estamos trabalhando de forma conjunta, integrada. Sem a união de esforços das instituições não conseguiremos combater a dengue”, enfatizou.

Mota acrescentou que toda a área de saúde de Ceilândia está reunida hoje. Assim como “dirigentes na área de vigilância ambiental, trouxemos aqui a área de Comunicação, a SLU, a secretaria de Agricultura, a Novacap, a secretaria das Cidades para mostrar que estamos nos preparando da melhor forma”.

Cuidar do lixo, casa e da cidade

A subsecretária informou que o GDF colocou da melhor forma todos os instrumentos necessários a serviço da população para combater de forma eficiente o mosquito da dengue. Ela acrescentou que é preciso cuidar do lixo, das casas, da cidade porque, com isso, a dengue será melhor combatida.

Segundo Mota, o trabalho da população com a execução do plano do GDF, desde a parte de logística, com órgãos apoiando a Secretaria de Saúde será fundamental para o combate.

Em continuidade, a secretária-Adjunta de Saúde, Lucilene Florêncio, explanou sobre o cronograma da Saúde e da dengue no Distrito Federal. Também ressaltou que a dengue é um problema de educação. E nada mais apropriado de que estar em uma escola para falar de dengue.

Lucilene propôs, inclusive, que essa linha seja seguida no Distrito Federal. A escola como ambiente para se falar de dengue. “É nas escolas que a gente forma o cidadão”, disse.

Epidemia

A dengue é uma epidemia, uma pandemia que ocupa o mundo inteiro. E não há como a gente vencer a dengue sem medidas educativas. Sem nós estarmos unidos. Não há vencedores. Há um exército do bem lutando contra esse mosquito, que na verdade é a fêmea que faz tudo isso”.

O momento é ímpar para o Distrito Federal, para todas as 36 RAs e Ceilândia, a mais populosa, que carece de muitos recursos na saúde. Aproveitando a oportunidade, Lucilene afirmou que tem fé em Deus que em 2021 terá início a construção do novo Hospital Geral de Ceilândia, com unidade materno infantil. “Isso é um propósito, um compromisso do governador Ibaneis Rocha”, antecipou.

“Todos contra a dengue” é o slogan da campanha do DF e se traduz numa ação multifacetada concatenada. Trata-se da maior epidemia do DF, só perde para o número de mortes que foi registrado em 2016. No entanto, o quantitativo de casos é o maior de toda a história do DF.

Santa Maria

Lucilene lembrou que houve poucos casos em Santa Maria. O local já registrou duas mortes. E acendeu uma luz vermelha para a secretaria de Saúde e para todo o GDF. Ela recordou que em outras ocasiões idosos e crianças eram os mais suscetíveis às picadas do aedes aegypti.

“Aí, vimos que tínhamos acúmulo de lixo em volta das casas e as crianças e idosos ficam em casa. Por isso eram mais acometidos. As arboviroses são muito dinâmica não há uma receita pronta”, frisou.

Na questão das mortes em Santa Maria, inclusive de uma criança de três anos, foi descoberto que houve falha na hidratação. E que é preciso reforçar a atenção da malha da saúde para fazer esse papel, na atenção primária de saúde, de todos os níveis, na região de saúde oeste, de Brazlândia, por exemplo.

A reunião em Ceilândia prossegue e Tudo OK Notícias continua na cobertura.

 

Participaram da reunião:
– Secretário de Estado de Governo, Jose Humberto;
– Secretária Adjunta de Saúde, Lucilene Florêncio;
– Secretário Executivo das Cidades, Fernando Leite;
-Subcomandante-Geral do CBMDF, Cel. Ferreira;
– Presidente do SLU, Félix Palazzo ;
– Administrador da Ceilândia, Marcelo Piauí;

Membros da Sala Distrital de combate a dengue :
-Subsecretário de Vigilância Sanitária -Divino Valério;
– Subsecretaria de Atenção à Saúde Integral -José Eudes;
– Subsecretária de Políticas Públicas -Meire Mota;
– Secretaria de Educação – Marta Elias;
-Subsecretário da Defesa Civil – Cel. Sérgio Bezerra;
– – Representante do CBMDF – TC. Deusdete Vieira;
– Representante do SLU – Eliana;
– – Representante da Emater – Sônia Lemos;
– Coordenador do Geiplandengue das 07 Superintendências Regionais de Saúde – Fernando Erick;
– Representante da SECID – Alexandre Reisman;
– Representante da SEMA – IIsadora Lobão;
– Representante do IBRAM – David Ribeiro;
– Representante da SEAGRI – Luana Katheryne.

Pauta
1. Abertura e boas vindas – Administrador da Ceilândia;
2. Importância das ações que o Governo vem sistematicamente realizando no combate a dengue – Secretário de Estado de Governo, José Humberto;
PAINÉIS:
*Painel 1 *
Panorama da saúde e dengue no DF – Secretária Adjunta de Saúde, Lucilene Florêncio

Painel 2
Indicadores e Relatório epidemiológico da dengue na Ceilândia e DF – Divino Valério,
Subsecretário de Vigilância.

Painel 3
Relatório da Sala Distrital de combate ao Aedes -Subsecretária de Políticas Públicas, Meire Mota;

Painel 4
Campanha Publicitária de mobilização da população no combate a dengue – SECOM/ ASCOM.

Participantes/ convidados da Ceilândia:
-Representantes das regionais / Superintendências e coordenações:
– Superintendente da Região Oeste de Saúde, Roberto dos Reis Ferreira Cortes;
– Diretor do Hospital Regional de Ceilândia, Amilton Pereira Bueno;
– Diretora Administrativa, Maria Veridiana da Costa de Carvalho;
– Diretor de Atenção Primaria, Mauricio Gomes Fiorenza;
– Diretor de Atenção Secundária, Dayse Lucia Moreira Rocha;
– Superintendente do GEIPLANDENGUE na Região Oeste, Katherine;
– Vigilância Ambiental;
Corpo de Bombeiro Militar do Distrito Federal;
– Secretaria de Educação/CRE e Gestores das UE da Ceilândia;
– Defesa Civil;
– SLU Polos Oeste;
– EMATER;
– Diretor do Hospital da Ceilândia;
-UBS;
– Líderes Comunitários.

 

 

Mais lidas

Inscrições abertas para a segunda edição d...
O Brasil no limiar do caos político, judic...
Nikolas promete anistia e ataca Senado em ...
...