Confiança do consumidor volta a subir em novembro

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

 

O índice passou de 46,6 pontos para 47,2 pontos, em novembro. Mesmo assim, continua abaixo dos 49 pontos registrados em janeiro.

Indicador de Confiança do Consumidor voltou a subir em novembro, mas está abaixo do que foi registrado no começo do ano. O dado é medido pela CNDL, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, e pelo SPC Brasil – o Serviço de Proteção ao Crédito. Na passagem de outubro para o mês seguinte, houve recuperação. O índice passou de 46,6 pontos para 47,2 pontos, em novembro. Mesmo assim, continua abaixo dos 49 pontos registrados em janeiro.

Para a economista Marcela Kawauti, do SPC Brasil, o cenário mostra pessimismo. “Esse número tem oscilado entre 45 e 50 pontos ao longo de todo o ano de 2019. Isso indica que o valor está levemente pessimista.”

Marcela Kawauti ressalta que, para os próximos meses, as projeções são mais positivas.

Segundo a pesquisa do SPC Brasil, 27% dos consumidores estão otimistas com o futuro da economia e outros 27%, pessimistas. Já 42% dizem que não estão nem pessimistas nem otimistas.

 

Mais lidas

TSE julga pedido de cassação do mandato de...
Caiado articula governadores para endurece...
Senac-DF destaca importância da CIPA para ...
...