Serão 63 ações do banco, entre as quais um canal de denúncia para que todas as pessoas que se relacionam com o BRB possam denunciar quaisquer fatos, suspeitas que envolvam o padrão de conduta que fogem ao que o banco estabelece.
Por Maurício Nogueira
O presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, lançou o programa de integridade, nesta sexta-feira (27) em Brasília, no lotado auditório Coronel José Milton Matos, da Academia do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Distrito Federal.
Em entrevista coletiva, Paulo Henrique destacou que a data é emblemática para o BRB. “Oito meses depois de o banco ter sido alvo de uma Operação da Polícia Federal e do Ministério público nós lançamos o nosso programa de integridade que marca a assunção do compromisso público de que o BRB não tolera a prática de atos inadequados”, enfatizou.
O programa estabelece um conjunto de ações que visam o fortalecimento da nossa governança, criação de um portal de integridade, um programa de treinamento das pessoas, a revisão de um conjunto de normas internas.
Essas regras visam definir com clareza qual é a expectativa e o padrão ético de integridade que se espera de todas as pessoas que compõem o BRB e o nosso relacionamento com a sociedade e com os nossos fornecedores.
Canal de denúncias
O presidente do BRB informou que estão previstas 63 ações estabelecidas no programa. Essas ações serão monitoradas.
Entre as ações, segundo Paulo Henrique, a publicação de uma política de comportamento ético, que estabelece um relacionamento com os fornecedores.
E ainda há a criação de um portal de integridade na internet no qual terá, de maneira transparente todas as ações que estão sendo implementadas. Além de um programa de treinamento para os empregados
“Uma das ações mais importantes é um canal de denúncia para que todas as pessoas que se relacionam com o BRB possam denunciar quaisquer fatos, suspeitas que envolvam o padrão de conduta que fogem ao que o BRB estabelece nesse momento”, ressaltou.
Crescimento histórico
Sobre o resultado histórico do crescimento de aproximadamente 70% no último trimestre, João Paulo atribuiu à performance o trabalho organizado, claro, com o apoio do governador Ibaneis Rocha, possibilitando uma gestão técnica.
“A equipe entendeu, se engajou. Os clientes compraram a ideia de um bando regional forte, protagonista de um desenvolvimento econômico e a consequência foi esse”, ressaltou Paulo Henrique. Ele lembrando que a meta alcançada é do segundo trimestre desse ano, comparada com o resultado no mesmo período do ano passado.
Paulo Henrique acrescentou que o crescimento refletiu positivamente no aumento do crédito, no melhor relacionamento com os clientes e ainda no controle das despesas. “Ou seja, trazendo a eficiência da atuação de um banco público”, disse.
O presidente do BRB intensificou a valorização das pessoas como foco central da gestão atual.
Foco nos funcionários
Ele explicou que houve primeiro o resgate da autoestima dos empregados, após a instituição ter sido alvo de uma ação que “machuca cada uma das pessoas porque foi um pequeno grupo que atual de maneira inadequada”.
“A partir daí, foi lançado um processo seletivo, temos sete superintendentes selecionados da casa, de acordo com essa nova política. Também um programa de treinamento das pessoas, pagamos a maior participação de resultados da história do BRB e é só o começo. As pessoas compraram a ideia e vivem a mudança que está acontecendo e são o principal elemento da transformação que está acontecendo no BRB”, detalhou Paul Henrique.
O TudoOK Notícias quis saber sobre novidades que vêm por aí no BRB.
“Muita coisa vem por aí. A gente diz no dia a dia que tem um novo BRB nascendo. Não só mais íntegro, com a governança mais forte, com controles mais adequados, mas também com produtos mais modernos, taxas de juros mais competitivas. Já fizemos uma parte dessas mudanças e vem mais”, pontuou o presidente do BRB.
Paulo Henrique antecipou que será lançado, na próxima semana, um portal de investimentos digitial, oferecendo mais um serviço para a população, complementando nosso portfólio de produtos.
Para o início do próximo ano será apresentado o banco digital, com atuação do BRB nacional.
“Fechamos essa semana com sete governadores do Brasil Central a escolha do BRB como banco de preferência no relacionamento. O BRB retoma o seu crescimento na atuação como banco de desenvolvimento do centro-oeste. E ainda vem um conjunto de ações relacionadas a valorização das pessoas e ao reconhecimento. Revisão de cargos e salários, criação de programas específicos de treinamento”, destacou.
A gente acredita que também em 2020 a gente começa com o BRB numa nova versão. Se já temos uma versão agora. Já teremos outra em janeiro.
Fomento à criação de emprego
Ao ser questionado quanto à relação com o setor produtivo, o presidente do BRB enfatizou que esse segmento é o grande parceiro nas pessoas jurídicas.
Paulo Henrique elencou parcerias importantes com empresas do setor da construção civil um dos grandes geradores de empregos.
“Por exemplo, firmamos parcerias com a DEME a Brasco, Sinduscon, com a Fecomércio, com o setor de comércio e serviços e turismo, com a Fibra para o setor industrial. Estamos construindo com a Confederação Nacional do Comércio uma parceria mais ampla para o Centro-oeste.”
Segundo presidente do BRB, o setor produtivo “é nosso carro-chefe de atuação.
No entendimento de Paulo Henrqie é preciso gerar condições diferenciadas de negócio, conceder operações de crédito e fazer com que o setor produtivo gire e ajude a economia do Distrito Federal. “Continuamos valorizando os servidores e com o setor produtivo temos uma atenção, um carinho especial”, complementou o presidente do BRB.
Estiveram presentes: a Promotora de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Luciana Ásper; Diretora de Risco e Controladoria, Cristianer Bukovitz; Presidente do Conselho de Administrração do BRB, João Antonio Fleury Teixeira; Secretário Controlador-Geral do DF, Aldemário Araújo Castro; Chefe da Casa Civil, Valdetário Andrade Monteiro.