Alunos descobrem como a ciência pode reduzir desigualdades

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

 

 

Hidroponia é uma das tecnologias sustentáveis apresentadas para as crianças durante a Feira de Ciências.

 

Mais de 5 mil alunos de escolas públicas e privadas participam na próxima semana da quinta edição da Feira de Ciências Pesquisadores do Futuro: Inclusão de Crianças e Jovens do DF e Entorno no Mundo da Ciência.

A feira acontece de 18 a 21 de outubro, na Embrapa Hortaliças (confira serviço abaixo). O tema deste ano é “Ciência para a Redução das Desigualdades”. Serão atendidos alunos dos ensinos Fundamental I e II, Médio e Técnico Profissionalizante.

Além dos estandes com materiais desenvolvidos pela pesquisa e das visitas aos laboratórios e à vitrine tecnológica da Embrapa Hortaliças, os alunos poderão conferir dezenas de atrações durante a feira.

Entre elas, o Planetário Itinerante do Sesc-DF; apresentações teatrais do Detran-DF e do grupo Lobo Guará; exposição de máquinas agrícolas; hortas pedagógicas; apicultura; piscicultura; compostagem; Olimpíadas e Encontro de Iniciação Científica com apresentação de 48 projetos no total.

Estarão presentes instituições como a Secretaria de Educação do DF, Adasa, Neoenergia, Universidade Católica de Brasília, Centro Universitário do Planalto Central, Meta Reciclagem, Embrapa Cerrados e Centro de Tecnologias para Raças Zebuínas Leiteiras (CTZL), entre outras.

Serão realizadas práticas interativas e lúdicas, como oficinas conduzidas por pesquisadores com demonstrações de produção de mudas e do funcionamento de um laboratório futurista de mudanças climáticas.

A programação contempla ainda a apresentação de tecnologias sustentáveis, como a hidroponia, onde as plantas são cultivadas na água com adição de nutrientes e uso mínimo de agentes químicos.

Também serão exibidos filmes e vídeos com abordagens sobre a importância da ciência, tecnologia e inovação no nosso cotidiano, sempre com o objetivo de despertar nos jovens o interesse pelo trabalho científico e estimular a formação de novos pesquisadores no futuro.

A quinta edição da Feira de Ciências Pesquisadores do Futuro: Inclusão de Crianças e Jovens do DF e Entorno no Mundo da Ciência será aberta no dia 18, às 9h, com a apresentação do painel “Políticas em ciência, tecnologia e inovação no Brasil”.

Durante o evento, serão apresentadas palestra e mesa-redonda com o tema “Inovar na educação”. O painel terá participação de representantes da Secretaria de Saúde do Distrito Federal e dos projetos Hortas Pedagógicas e Plantar, Colher e Cozinhar.

A feira é promovida pela Embrapa Hortaliças – com apoio do CNPq e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – e faz parte das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que em 2022 tem o tema “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”.

SERVIÇO

V Feira de Ciências – Pesquisadores do Futuro: Inclusão de Crianças e Jovens do DF e Entorno no Mundo da Ciência

Local – Embrapa Hortaliças: Rodovia BR 060 Km 09 (Brasília-Anápolis) Fazenda Tamanduá

Data – 18 a 21 de outubro

A Feira é aberta ao público em geral, para participar é necessário agendar pelo telefone (61) 3385-9110

Fotos: Ítalo Moraes Rocha Guedes

 

Mais lidas

Senac-DF abre inscrições para cursos com d...
Com aprovação do Plano Diretor, GDF atuali...
Renovação e prosperidade em 2026
...