Amanhã, 02/08, a Ordem dos Advogados do Brasil, Conselho Seccional do DF, realizará a sessão do Conselho Pleno destinada à análise de eventuais recursos e impugnações relativas a todos os candidatos e candidatas ao cargo de Desembargador do TJDFT, bem como formará a lista para escolha de 12 nomes a serem encaminhados para votação da classe de advogados.
Ao todo, foram 34 inscritos.
Nos bastidores, um candidato à lista – que preferiu não se identificar – confidenciou que os candidatos alinhados politicamente ao atual governador Ibaneis Rocha Júnior serão sumariamente cortados na eleição realizada pelo Conselho Pleno.
Os nomes mais fortes que poderão ser cortados são Eliane Ferreira Bastos, Flávio Eduardo Wanderley Britto, Sérgio Palomares, Carolina Cardoso Guimarães Lisboa e Erich Endrillo Santos Simas.
Outro candidato que também se estima que não prosseguirá na corrida por uma vaga de Desembargador é Erick Biill Vidigal, assessor especial da subchefia de assuntos jurídicos da Casa Civil.
Para nossa fonte, os mais votados serão os advogados Eduardo Lowenhaupt e Paulo de Castro.
Para nossa fonte, concorrem para as 10 vagas restantes, com chances, os advogados e advogadas Christianne Dias Ferreira, Daniela Peon Tamanini Rosales, Jackson Di Domênico, Valdir de Castro Miranda, Valter Kazuo Takahashi, Geraldo Antônio de Castro, Roberta Batista de Queiroz, Gabriela Nehme Bemfica e Antônio Carlos Nunes de Oliveira são os favoritos.
Para o advogado Leonardo Loiola Cavalcanti, a escolha por parte do Conselho Pleno dos 12 nomes a serem encaminhados para votação da classe será o que ele chama de ‘teste de personalidade’ dos Conselheiros, ‘prova de fogo’, para real análise da independência dos conselheiros em escolherem os melhores nomes.
Assim, à semelhança do que acontece na pauta nacional em que há guerra entre o Presidente Bolsonaro e a OAB, aqui no DF também temos uma ‘guerra fria’ entre Délio Lins e Silva Júnior e Ibaneis Rocha Júnior.
Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa do governador informou que Ibaneis Rocha Júnior não irá comentar o assunto.