No Mohciped-DF, em Ceilândia, Ibaneis Rocha anunciou a criação do programa especial para pessoas com deficiência

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

Em breve, os deficientes terão programa habitacional no DF, revinidicado há muitos anos

O governador do Distrito Federal, nesta sexta-feira (12), em visita à sede do Movimento Habitacional e Cidadania das Pessoas com Deficiência (Mohciped-DF), em Ceilândia, fez o anúncio, recebido como muita expectativa.

“É só próximo das pessoas com deficiência que a gente consegue entender aquilo pelo qual elas passam no dia a dia e assim possa criar soluções de governo. Precisamos dar qualidade de vida para essas pessoas”, disse ele interagindo com familiares dos portadores de deficiência.

De acordo com dados do GDF, pelo menos  600 mil pessoas com algum tipo de deficiência morando no Distrito Federal.

Grande parcela deles está na faixa de vulneráveis ou de baixa renda. Esses são os focos que serão atingidos pela programa.

Entre as vantagens para os deficientes, possibilidade de casa própria deve contemplar a doação de lotes, casas com acessibilidade ou até aluguel social.

O Fundador do Mohciped-DF, Sirlei Ribeiro classificou o com dia D o evento.  “É um marco na nossa vida, é o dia D. É o dia em que o governador nos ouviu. Tenho certeza que ele é sensível à nossa causa. O governador será o pai das pessoas com deficiência”, projetou.

Já o presidente da Codhab, Wellington Luiz manifestou que realizar força-tarefa para cadastrar e entender o tamanho do público beneficiado.

“O governador Ibaneis Rocha determinou que essa história seja outra agora. Vamos criar um mutirão para irmos até vocês, pessoas com deficiência, para saber as reais necessidades. Vamos cadastrar todos junto à Codhab e depois habilitá-los, seja para atendimento com lotes, unidades construídas ou locação social, o que a lei permitir”, afirmou.

Vale ressaltar que a Codhab já subsidia famílias carentes com os programas Na Medida e Melhorias Habitacionais, que preveem assistência técnica para a reforma de habitações, com valores entre R$ 25 mil e R$ 50 mil.

Desde 2019, foram desenvolvidas centenas de projetos de reformas e de obras totalmente subsidiadas em aplicação à Lei Federal nº 11.888/08.

O programa será desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) em parceria com o Banco de Brasília (BRB) e a Secretaria de Pessoa com Deficiência (Sepd). Nos próximos 45 dias, a Codhab vai se concentrar em cadastrar todo o público-alvo.

Estiveram presentes os secretários da Pessoa com Deficiência, Flávio Pereira dos Santos; de Governo, José Humberto Pires; de Economia, André Clemente; pelos deputados distritais Iolando, Rafael Prudente e Guarda Jânio.

Foto: Renato Alves / Agência Brasília

 

Mais lidas

ABBP reage: CPI de Veras ameaça imprensa l...
Equipe de Lady Gaga diz ter descoberto ame...
Entidades apoiam expansão do BRB e destaca...
...