Pacientes da UTI diminuem a saudade com vídeos de familiares.
Em meio a pandemia, a saudade bate forte no coração de pacientes que estão internados e não podem mais receber visitas de seus entes queridos, sensíveis a essa realidade, servidores da saúde do Hospital de Base, em Brasília, tiveram a ideia de utilizar a tecnologia para mediar esses encontros.
Pensando no bem estar dos pacientes que estão internados na Unidade de Tratamento Intensivo, os profissionais criaram um canal para receber mensagens, fotos e vídeos de familiares e amigos que são repassados aos pacientes por meio de celulares e tablets.
A especialista em Psicologia Hospitalar do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), Priscila Hamdam, ressalta que a presença dos entes queridos ajuda muito na recuperação dos pacientes. “Nosso objetivo é manter os pacientes em contato com seus familiares. Entendemos que a presença da família colabora para melhora clínica dos pacientes e, nos dias de hoje, com a tecnologia que temos, nada justifica que os pacientes fiquem ser ter contato com os familiares”.
A psicóloga explica que o foco do projeto são os pacientes que estão acordados e conscientes, interagindo. “Os profissionais vão ao leito e mostramos aos pacientes todo o conteúdo. Tínhamos uma paciente que estava com rebaixamento de humor devido à ausência da família. Agora, ela está bem e consegue até caminhar. Todos os dias ela fica na expectativa de quais vídeos vão chegar”.
Até o momento, os equipamentos utilizados são dos próprios profissionais, insuficientes para ampliar o projeto para todos os pacientes, por isso toda ajuda será bem-vinda. O setor está recebendo doações desses aparelhos, especialmente de tablets, que têm telas maiores. Interessados podem entrar em contato neste e-mail: gabriella.costa@igesdf.org.br. (Com informações Agência Brasília)