Natal preocupante com aumento de casos de Covid-19

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

Natal diferente com menos aglomerações, pelo menos é a expectativa.

A poucas semanas das festas de fim de ano, o Brasil, assim como outros países do mundo, vê uma nova escalada no número de casos de Covid-19.

O país se aproxima dos 6,5 milhões de infectados e passa dos 170 mil mortos pela doença causa pelo novo coronavírus.

As taxas de ocupação dos leitos de UTI também têm registrado aumento.

No Rio Grande do Sul, dados da Secretaria de Saúde do Estado apontam que 75,9% dos leitos de UTI para adultos do SUS estão ocupados e, na rede privada, a ocupação é de 89,6%.

No Amazonas, a ocupação de leitos reservados para casos de Covid-19 é de 73,6% e, no Rio de Janeiro, hospitais já registram 98% dos leitos ocupados.

Em São Paulo, dados da Secretaria de Saúde do Estado mostram que até essa sexta-feira (4), a taxa já estava em 54,8%. Na rede particular, é de 84%. No estado do Mato Grosso, as internações em UTIs públicas são mais baixas, 32,75% na ala para adultos. (Veja a ocupação em todas as regiões no final da nota)

Os números da pandemia , que pareciam se aproximar da estabilidade, deram a falsa segurança de que a rotina da população poderia ser retomada e, após alguns meses de bares, shoppings, festas e praias lotadas, os números relembram que a Covid-19 ainda é uma ameaça e que os cuidados com higiene e o

isolamento social ainda são de extrema importância.

Assim, a tendência é que o coronavírus afaste a população de mais duas datas importantes do ano: as festas de Natal e de Réveillon.

Autoridades e médicos já começam a se manifestar pedindo que não haja aglomerações nessas datas.
No último dia 23, em uma reunião virtual em Genebra, a líder técnica da Organização Mundial da Saúde para Covid-19, Maria Van Kerkhove alertou que “em algumas situações, a difícil decisão de não ter uma reunião familiar é a aposta mais segura”.

Mais lidas

GDF garante abrigo digno a 4,6 mil pessoas
Caiado inaugura contorno viário de R$ 75,4...
Cursos técnicos com desconto no Senac-DF
...