Natal de Ouro Preto movimenta a economia da cidade

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Fotos - Crédito Ane Souz

Evento promete aquecer o turismo e organizadores esperam atrair 90 mil visitantes à cidade histórica até 6 de janeiro de 2025

 

 

Quem busca viajar para Ouro Preto nesta época do ano encontrará a cidade histórica decorada para o Natal. Com patrocínio da Cemig, o Natal de Ouro Preto conta com atrações artísticas com mais de um milhão de pontos de luz distribuídos juntamente com a árvore de Natal de 22 metros de altura – a maior das cidades históricas – em frente ao Museu da Inconfidência, ícone da Praça Tiradentes.

A decoração deste ano teve como objetivo valorizar as janelas e sacadas de Ouro Preto, explica Flávio Malta, secretário de Turismo e Cultura. “Ouro Preto é uma cidade patrimônio do mundo e por isso nós buscamos valorizar as janelas, sacadas, as praças e os largos. Na praça Tiradentes há uma gigante árvore de Natal com 22 metros para simbolizar que Ouro Preto é sim um dos mais importantes destinos de Natal”, afirma Malta, que explica que a previsão é de 90 mil turistas até o dia 6 de janeiro de 2025.

 

Fotos – Crédito Ane Souz

 

Sob o brilho da Energia da Cultura, a cidade resplandece com suas construções históricas e o legado do ciclo do ouro, proporcionando um cenário singular para as festividades natalinas. “Para a Cemig é um orgulho patrocinar o Natal de Ouro Preto. A Cemig é a maior incentivadora da cultura em Minas, só no ano passado foram mais de R$ 90 milhões investidos em cultura, em 180 projetos. A gente está muito feliz, o Natal está lindo, Ouro Preto está maravilhosa. A gente fica muito feliz em deixar essa cidade ainda mais linda”, concluiu o gerente de Marketing e Comunicação da Cemig, Lucas Souto.

Para o coordenador do evento, Gilson Martins, da Holofote Cultural, diferente de outros eventos natalinos, o Natal de Ouro Preto tem como peculiaridade também a riqueza de história com o belíssimo cenário. “Ouro Preto é patrimônio mundial cultural e, por isso, precisa ter um carinho especial em combinar a iluminação natalina com o cenário histórico. O Natal de Ouro Preto não apenas enriquece a oferta cultural da cidade, mas impulsiona a economia local e promove a preservação e valorização das tradições e do artesanato regional. A diversidade de atrativos e a participação expressiva de público, tanto local quanto internacional, indicam que o Natal de Ouro Preto desempenha um papel vital na promoção do turismo e no estímulo à economia da região”, ressalta.

 

Fotos – Crédito Ane Souz

 

A programação do evento mistura cultura e fé, sendo integrante do Natal da Mineiridade, com tradições ancestrais das Folias de Reis, Pastorinhas, corais, bandas civis com mais de 90 anos em atividade, cortejos natalinos e até uma pitada do carnaval, com a apresentação do bloco Zé Pereira do Club dos Lacaios, o mais antigo em atividade do Brasil.

Outro ponto de destaque é a projeção mapeada (video mapping) na fachada da Igreja São Francisco de Assis todas as sextas e sábados, transformando as festividades em um autêntico espetáculo de Luz e História. A Igreja de São Francisco de Assis é considerada uma das obras-primas do barroco brasileiro, além de ser uma das maiores realizações do Aleijadinho (1730-1814).

De acordo com Felipe Guerra, secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, o objetivo é que este período aqueça ainda mais a economia local. “Ouro Preto teve uma baixa no turismo neste período do ano, porque normalmente as pessoas não visitam a cidade em dezembro. Faz três anos que estamos com um grande evento natalino que tem atraído muitos turistas. Por isso, temos ainda apoio do Plano de Apoio à Diversificação Econômica de Ouro Preto (PADE), que tem como objetivo tirar a dependência que a cidade tem da mineração”, explica Felipe Guerra.

O Natal de Ouro Preto é uma realização da Prefeitura de Ouro Preto e Governo de Minas Gerais, com patrocínio da Cemig, produção da Holofote Cultural e apoio da Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto (ACEOP), Câmara dos Dirigentes Lojistas de Ouro Preto, Saneouro, InterOuro, Op Expert, Restaurante Sebastião e Buena Vista Hostel.

Cemig: a energia da cultura

Fotos – Crédito Ane Souz

A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo de sua história, a empresa reforça o seu compromisso em apoiar as expressões artísticas existentes no estado, de maneira a abraçar a cultura do estado em toda a sua diversidade. Além de fortalecer e potencializar as diferentes formas de produção artística, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo mineiro.

Os projetos patrocinados pela companhia, por meio de Lei Estadual e/ou Federal de Incentivo à Cultura, têm por objetivo beneficiar o maior número de pessoas, nas diferentes regiões do estado, promovendo a democratização do acesso às práticas artísticas. Assim, investir, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais reflete o posicionamento da Cemig em transformar vidas com a sua energia.

Natal da Mineiridade

Com uma programação diversa e descentralizada, o ‘Natal da Mineiridade 2024’ estima que 800 eventos sejam realizados em 450 municípios, o que representa alta de 33% em relação ao total de ações culturais oferecidas em 2023. Ouro Preto é uma das cidades contempladas pela Cemig, com apoio do governo estadual.

Em 2023, o ‘Natal da Mineiridade’ foi responsável por gerar uma circulação de 3,2 milhões de pessoas. Para este ano, é esperado aumento do fluxo turístico em 20%, com média de ocupação hoteleira em 80%, estimulando o intercâmbio cultural por meio de uma celebração que une tradição, fé e arte.

Mais lidas

Restaurant Week celebra 65 anos de Brasíli...
Filmes selecionados para o Fica 2025 serão...
CLDF: “Contra a dengue, a favor da vida”
...