O vice-presidente nacional do PSB, Beto Albuquerque, disse, finalmemente, que o Congresso precisa reagir.
“O Congresso Nacional tem que se preocupar menos com o presidente e filhos e cuidar mais dos brasileiros vítimas do descaso, da omissão e da lerdeza na compra e aplicação de vacinas.”
Um dia após a morte de Major Olimpio, terceiro senador vítima de Covid, Albuquerque acrescentou: “Não pode Senado e Câmara não enxergarem o tamanho do morticínio que está em curso no Brasil, inclusive dentro do próprio Congresso.”
A senadora Simone Tebet (MDB-MS) cita em carta aberta que “o Brasil mergulhou na cratera do não”.
Carta Aberta
O Brasil mergulhou na cratera do NÃO. Não há coordenação, não há plano, não há compaixão.
Faltam leitos, falta oxigênio, falta caixão.
Faltam remédios para a dor.
*Audiência pública não basta. Comissão de acompanhamento da Covid do Senado é importante, mas não suficiente. De pouco adianta apenas acompanhar quem navega à deriva. É preciso, urgente, uma mudança de rumos.*
Moção de apelo por ajuda internacional está sendo elaborada pela CRE do Senado. Embora também necessária, e louvável, do mesmo modo, insuficiente.
*A “CPI da Pandemia” surge no horizonte do momento como um instrumento de pressão, para que o Governo aja com rapidez, coordenação e vontade*.
Ou o presidente Bolsonaro se dirige à Nação e demonstra, diante de todos os brasileiros, plena consciência sobre a gravidade da situação e apresenta, ao lado do Ministro da Saúde, um plano nacional de execução urgente para enfrentamento à pandemia, *ou permaneceremos, todos, no CAOS.*
O Brasil precisa emergir à superfície do SIM.
Do SIM à vida!
*Senadora Simone Tebet*
MDB-MS