O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Mateus Oliveira afirmou que não haverá retrocesso na desocupação da orla do Lago Paranoá . “Não estamos falando em não dar sequência à desobstrução, nem no sentido de obstruir alguma área já desobstruída. Isso seria uma ofensa à decisão”.
Oliveira explicou que de fato, o que está sendo analisado pela gestão de Ibaneis Rocha é se há necessidade de completar a ocupação em todo o perímetro do Lago. “A real necessidade de implantar todas as benfeitorias, intervenções e mobiliário urbano ao longo de toda a orla, que é o que o concurso do Masterplan da Orla do Lago prevê”.
A proposta vencedora do concurso Masterplan do plano urbanístico de ocupação da orla do Lago Paranoá sugere uso de 38 dos 109 quilômetros de perímetro do Lago Paranoá para dar acesso ao reservatório. “Os parques vivenciais, áreas já definidas para o acesso público, serão implantados porque a estrutura é necessária para a preservação ambiental. Mas há necessidade de uma revisão de alguns trechos específicos, até do ponto de vista ambiental. “O projeto vinha considerando intervenções efetivas em áreas de veredas, de brejos, alagadas, por exemplo. O concurso tratou isso como wetlands, mas são áreas ambientalmente sensíveis”, explicou Oliveira.
Debate na CLDF
O tema também está sendo debatido na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), na última sexta (22) houve uma audiência pública, por iniciativa do deputado Leandro Grass (Rede). “O Lago Paranoá é um patrimônio ambiental e social de todos nós”, afirmou Grass.
A reunião contou com representantes de entidades da sociedade civil, da Universidade de Brasília e de conselhos comunitários e integrantes do ex-integrantes do governo Rollemberg, que trataram da questão por diversos ângulos: o direito dos moradores do Lago Sul e Lago Norte, o acesso dos moradores de outras regiões do Distrito Federal às áreas de lazer, a preservação do meio ambiente, a prática de esportes e até mesmo a forma como o Governo do Distrito Federal dará publicidade aos estudos e à revisão do projeto. (DP)