PF faz operação em SP e RJ contra crimes de corrupção ligados a fiscais federais

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
Agentes da Polícia Federal fazem operação no Rio de Janeiro
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

 

A Polícia Federal cumpre 14 mandados de busca e apreensão nesta quinta-feira (22), sendo 10 na cidade de São Paulo, 2 em Barueri (SP), 1 em Santo André (SP) e 1 na capital do Rio de Janeiro. A Operação Triuno investiga autores de crimes de corrupção ativa e passiva, associação criminosa, sonegação tributária, embaraço à investigação que envolva organização criminosa, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, falsidade ideológica e apresentação de documento falso.

Segundo informações da PF, a partir da análise da documentos apreendidos em um escritório de advocacia especializado em operações simuladas de prestação de serviços e/ou fornecimentos de produtos, os investigadores identificaram três grupos empresariais suspeitos de utilizar esses serviços para obter recursos em espécie e pagar propina a três fiscais federais e a um fiscal estadual.

A investigação mostrou que três auditores fiscais fiscalizavam duas empresas em 2014 e 2015. “Elas simularam a contratação do escritório de advocacia e de empresas de assessoria ligados aos auditores, para prestação de serviços jurídicos e de consultoria para pagamento de R$ 4,7 milhões”, informou a PF.

Esse valor foi convertido em dinheiro em espécie por meio de sucessivas transferências para companhias controladas ou relacionadas ao escritório de advocacia até chegar a empresas controladas por doleiros. A partir daí, o dinheiro era entregue aos três fiscais “que, supostamente, não incluíram todos os tributos devidos nas autuações lavradas em razão das mencionadas fiscalizações”.

A ação contou com o auxílio de agentes da Receita Federal e do Ministério Público Federal (MPF).

 

(Com informações de Giovanna Bronze, da CNN, em São Paulo)

Mais lidas

André Kubitschek toma posse como secretári...
Projeto de Robério Negreiros une acessibil...
Inscrições abertas para II Prêmio Sesc-DF ...
...