Biden vence Trump e é 46° presidente dos EUA

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
[views count="1" print= "0"]
[tta_listen_btn listen_text="Ouvir" pause_text="Pause" resume_text="Retomar" replay_text="Ouvir" start_text="Iniciar" stop_text="Parar"]

 

Depois de 30 anos um presidente não consegue se reeleger. Já Biden, ao assumir a presidência m 20 de janeiro, será o mais velho da história da Casa Branca.

Joe Biden, 77 anos, foi eleito o 46º presidente dos Estados Unidos ao derrotar neste sábado, 7, o republicano Donald Trump. Na projeção da CNN americana, Biden conquistou a vitória na Pensilvânia, o que garantiu o acréscimo de 20 delegados, dando um total de 273. Os estados de Alasca, Geórgia, Carolina do Norte e Arizona ainda prosseguem com a apuração. Nevada acaba de concluir a apuração e mais do que garante a vitória de Biden.

A vitória acirrada garante o retorno de um democrata à Casa Branca após quatro anos da gestão republicana, marcada pela polarização da sociedade norte-americana em meio à pandemia do novo coronavírus.

Kamala Haris, ex-senadora pela Califórnia, complementa a chapa vencedora e se torna a primeira mulher vice-presidente do país.

A eleição de Biden foi confirmada após o triunfo no Estado da Pensilvânia, que deu ao democrata 273 delegados eleitorais, superando o mínimo de 270 representantes necessários para levar o Colégio Eleitoral.

A disputa nos EUA é de forma indireta, e não necessariamente o candidato com o maior número de votos da população é o vencedor . Trump ainda não se manifestou sobre o resultado. A contagem dos votos continua nos Estados da Carolina do Norte, Geórgia, Nevada e Arizona. Dos quatro, Trump mantém vantagem apenas na Carolina do Norte.

Mais lidas

STF inicia julgamento de dez réus do núcle...
Conta de luz mais barata faz inflação cair...
Plenarinha Distrital reforça protagonismo ...
...